NUNO TAVARES: “ESTÁ A CHEGAR A HORA DE PENDURAR OS CHINELOS DA PRAIA”

NUNO TAVARES: “ESTÁ A CHEGAR A HORA DE PENDURAR OS CHINELOS DA PRAIA”

4 Janeiro, 2025

Este início de ano já conta com novidades no Futebol de Praia. No primeiro dia de 2025 o português Nuno Tavares anunciou, nas suas redes sociais, que vai terminar a sua carreira de jogador de Futebol de Praia esta temporada. Conforme o próprio menciona tudo começou há 25 anos no clube da sua terra (Vitória FC). Este ano irá concluir a sua carreira após disputar a Serie A italiana e três torneios internacionais. 

“Comovido ao escrever estas palavras, mas algum dia teria de ser. Será durante este ano de 2025 que irei terminar a minha carreira de jogador de Futebol de Praia! Pelo que 2025 será um ano especial, pois foi há precisamente 25 anos que inicie a minha carreira no Futebol de Praia do Vitória Futebol Clube, meu clube do coração!”

Com muito trabalho e dedicação, mas também paixão pela modalidade, chegou à Seleção Nacional e deixou a sua marca por diversos países e continentes.

“Ao longo destes anos conheci o mundo. Treinei sozinho centenas de vezes ao sol e á chuva, ao frio e ao calor, fiz muitos sacrifícios para estar sempre no máximo das minhas capacidades físicas e mentais com uma dedicação infindável!

Representei vários clubes e fui Campeão em vários países e continentes, tive o privilégio de representar a Seleção Nacional do meu país, o auge e o topo da carreira de qualquer atleta. Digo isso com humildade pois só eu sei o quanto trabalhei arduamente para conseguir lá chegar, tudo fruto do meu trabalho e dedicação, algo que está ao alcance de poucos. Só mesmo os melhores conseguem lá chegar, a verdade é essa. Venci títulos a vestir a camisola de todos os portugueses com um orgulho inexplicável.”

O português admite que não foi uma decisão fácil, mas “o bichinho” pelo Futebol de Praia irá continuar, agora em outra tarefa. Fecha-se o ciclo de jogador mas abre-se o de treinador e até já sabe onde será.

“Está a chegar a hora de pendurar os chinelos da praia, como jogador, vou-me mentalizando disso e confesso que não é fácil para mim deixar de jogar, mas a vida é assim! 25 anos não são 25 dias, terminam-se ciclos, iniciam-se outros, e assim brevemente irei dar início à minha carreira de treinador de Futebol Praia! Foram anos ricos de experiências incríveis e agora pretendo passar todo o meu conhecimento, e experiência na modalidade, aos mais novos.

O meu primeiro projeto como treinador será já em janeiro a convite do Canada Team Beach Soccer Iremos realizar um estágio de preparação, e jogos-treino, com clubes nacionais em El Salvador. Um país em largo crescimento atual na modalidade. O propósito deste estágio passa por trabalhar a equipa em todos os aspetos do jogo, bem como a preparação, e conhecimento, dos jogadores canadianos que irão brevemente representar a Seleção Nacional do Canadá.

Estou muito honrado por este convite pois sou luso-canadiano. Vivi no Canadá durante toda a minha adolescência onde tenho família e muitos amigos. É um país muito especial para mim pelo que será uma honra ajudar no desenvolvimento da modalidade naquele país! Uma coisa é certa, a minha dedicação será redobrada nesta nova fase!”