SN FEMININA: DA NAZARÉ ATÉ ALGHERO

SN FEMININA: DA NAZARÉ ATÉ ALGHERO

20 Dezembro, 2024

A formação orientada por Alan Cavalcanti apenas disputou a Liga Europeia. Uma prova em que voltamos a terminar na segunda posição! Recorda todo o caminho do ano de 2024.

Os desafios oficiais iniciaram nos últimos dias de agosto, com a disputa da etapa da prova europeia, na Nazaré. A equipa das Quinas começou por vencer a Inglaterra mas ao segundo encontro a Ucrânia levou a melhor após grandes penalidades. No areal nazareno vencemos a Polónia, no último desafio, e terminamos o nosso grupo na primeira posição.

Chegamos às grandes decisões, da Liga Europeia, com a ambição de chegar ao topo da Europa. O objetivo era só um e o caminho foi, mais uma vez, bem traçado até à final. Em Alghero (Itália) começamos por derrotar a formação ucraniana e seguimos com novo triunfo, desta vez diante da Chéquia. Na decisão pelo primeiro lugar, de grupo, não conseguimos vencer as italianas mas as meias finais já estavam garantidas.

Fizemos história ao vencer pela primeira vez a Espanha (atual número 1 do ranking mundial de Seleções) e chegamos novamente ao jogo decisivo da Super Final. O encontro não iniciou da melhor maneira e isso refletiu-se no resultado final a favor da Polónia!

Pelo segundo ano consecutivo terminamos a Liga Europeia na vice-liderança. Uma temporada com apenas 8 desafios o que dificulta a evolução da nossa Seleção. Contudo o saldo é positivo, vencemos em 5 vezes e perdemos em 3. Apontamos 23 golos e sofremos 19. Em termos individuais a melhor marcadora foi Marta Simões com 5 golos!

A preparação para a competição europeia foi também feita com dois estágios. Os trabalhos das comandadas de Alan Cavalcannti começaram nos primeiros dias de julho, na Nazaré. No final do mesmo mês a preparação continuou nas Caxinas (Vila do Conde).

De referir também que Portugal é segundo classificado no ranking mundial de seleções femininas, da Beach Soccer Worldwide.

Foto: BSW