AS PROVAS DE CLUBES EM 2024 (PARTE 2)
3 Dezembro, 2024Depois de recordamos na primeira parte, que podes reler aqui, a Supertaça e os principais campeonatos da FPF vamos agora abordar as restantes provas portuguesas e da BSW.
A prova rainha em Futebol de Praia iniciou a 23 de junho com a disputa da 1ª eliminatória. Foi na Praia da Torreira (Aveiro) que se deu o pontapé de saída em mais uma edição da Taça de Portugal que foi fechada em Braga. A 25 de agosto a formação do SC Braga levou de vencida a AD Nazaré e ergueu novamente o troféu.
Depois da disputa das provas distritais realizou-se a segunda edição da Taça Nacional em Matosinhos. No dia 4 de agosto o Vidago FC foi o grande após vencer a AD Pasteis. Ambas as formações conquistaram um lugar no Campeonato Nacional em 2025.
Recuamos no tempo mais precisamente para o dia 7 de junho. Nessa data começou mais uma edição da Euro Winners Challenge em areal nazareno. Uma prova que ficará para sempre na história do nosso Futebol de Praia. Nesta temporada foram 12 formações portuguesas a disputar a prova, as meias-finais foram jogadas pelas nossas equipas, e uma delas levantou o caneco. O Leixões SC foi grande vencedor da prova europeia após vencer o GD Sesimbra. Na terceira posição ficou o Vila Flor SC que derrotou o GDU Ericeirense, em jogo referente ao 3º/4º lugar.
A 9 de junho iniciou a Euro Winners CUP masculina e no dia seguinte a prova na vertente feminina. O SC Braga fez o tetra na competição após vencer a formação italiana do Pisa BS. A ACD O Sótão ficou na terceira posição depois de vencer os espanhóis do Recreativo Huelva. Na prova feminina a AD Pasteis foi a melhor equipa portuguesa classificada, mais precisamente na 7ª posição. Na Nazaré tiveram presentes 11 formações portuguesas na disputa de ambas as competições.
Chegamos ao World Winners CUP. A prova mundial entre clubes foi disputada em Alghero (Itália) e contou com uma equipa portuguesa e diversos nomes conhecidos. Com a liderança de Marco Silva o Rosh Haayin terminou na 2ª posição. Além do técnico português a formação israelita contou com Pedro Mano na baliza.
Em areal italiano também marcaram presença os internacionais portugueses, Jordan Santos, Léo Martins e Bê Martins (pela formação do Zhejiang Ningbo TMS da China). Já Rui Coimbra e Bernardo Lopes vestiram a camisola do Artur Music (Ucrânia) e na prova feminina, Luisa Meza defendeu as cores Cali BS (EUA). Com a mesma camisola, a internacional portuguesa, terminou na 2ª posição a Americas Winners CUP, entre formações femininas!
Foto: BSW