CE: MAIOR PROCURA PELO GOLO VALE RECORDE

CE: MAIOR PROCURA PELO GOLO VALE RECORDE

24 Novembro, 2024

Neste 2024 foi batido o recorde de golos no Campeonato Elite. Desde 2021 que a principal prova do Futebol de Praia nacional é disputada com 60 jogos, mais precisamente 54 na fase regular e 6 na fase decisiva. Com este recorde analisamos a relação que existe entre os golos e os resultados finais.

Foram apontados nada mais, nada menos, que 527 “tentos” no Campeonato Elite em 2024. Até esta temporada o máximo de golos era de 478 referente ao ano de 2021 (o primeiro do formato competitivo atual).

Nesta temporada a média de golos foi de 8,8 por encontro já em 2023 foi de 7,7. A formação que mais marcou, em ambas as épocas, foi o SC Braga. Em 2023 apontaram 105 e neste 2024 balançaram as redes por 99 ocasiões. O melhor marcador também foi da equipa bracarense. Este ano os 17 “tentos” de Miguel Pintado colocaram o português no topo dos melhores marcadores. Na temporada passada foi Filipe Silva o artilheiro com 21.

Olhando agora para os encontros que terminaram com um ou dois golos de diferença, após prolongamento e após grandes penalidades, a soma total, nesta temporada foi de 35 partidas. Em 2023 o total foi de menos um, ou seja 34. Dentro desses totais a última fase decisiva contou com menos golos e com os jogos a terminar com pouca diferença no resultado final. Foram apontados 28 nas decisões desta temporada, dois jogos acabaram por uma diferença de 2 golos, um encontro por 1 e outro por 3. Na época anterior marcaram-se por 35 vezes nos quatro jogos da fase final. Dois desafios terminaram pela diferença de 1 golo, um encontro por 2 e outro por 7.

Podemos assim concluir que esta temporada o número total de golos (na fase regular e fase final) foi maior, mas mais repartido pelas 60 partidas. No geral as equipas da Elite, nesta temporada, procuraram mais os golos e os resultados.

Essa disputa, e equilíbrio, também foi refletida na tabela final da fase regular. Em 2024 da 6ª para a 3ª posição a diferença foi de 6 pontos. O primeiro e segundo classificado acabaram com a mesma pontuação. Na temporada passada as mesmas posições (6º/3º) terminaram com a diferença de 9 pontos, os mesmos pontos de diferença do 2º para o 1º classificado.

Foto: BSW