PARA QUANDO O MUNDIAL FEMININO?

PARA QUANDO O MUNDIAL FEMININO?

16 Novembro, 2024

O tema não é de agora, mas nos últimos tempos tem sido abordado no universo do Futebol de Praia mundial. A FIFA pensa em organizar o Mundial FIFA Feminino e o movimento, por parte da Beach Soccer Worldwide, para impulsionar a prova já está em andamento (podes ver aqui).

O Futebol de Praia feminino tem vindo a crescer com especial destaque para o aumento de Clubes nas provas da BSW. A última edição da Euro Winners CUP feminina contou com 24 equipas, sendo o número mais alto de toda a história da prova. Também esta temporada houve um aumento de formações no World Winners CUP e na Américas Winners CUP (prova que será disputada entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro).

A nível das provas europeias, de Seleções, a Liga Europeia Feminina tem cada vez mais destaque ano após ano. Podemos afirmar que esta é a competição mais mediática do Futebol de Praia Feminino, muito “por culpa” da ausência de um Mundial. Ainda na Europa já contamos com os Jogos Europeus, sendo uma prova que certamente veio para figurar no calendário da modalidade.

Contudo olhamos para o universo mundial e sentimos a falta de uma grande competição feminina. Apenas o Mundialito de Seleções e os NEOM Beach Soccer CUP são as competições que tem vindo a deixar a sua marca, entre Seleções femininas de todo o mundo.

Analisando o ranking, da Beach Soccer Worldwide, referente às Seleções femininas, constatamos que a aposta europeia é bem visível. A Espanha é a número um mundial, seguindo-se de Portugal e da Polónia. Este pódio é muito devido aos constantes duelos, entre portuguesas e espanholas assim como à conquista polaca, na última Liga Europeia. Até à 8ª posição os lugares são ocupados por Seleções Europeias (Inglaterra, Ucrânia, Chéquia e Itália). Segue-se os EUA e o Brasil, duas Seleções que têm disputado, e até vencido, algumas provas da BSW.

Se na Europa o caminho está a ser construído a nível mundial não podemos dizer o mesmo, contudo o aumento de equipas, e consequentemente o aparecimento de novas jogadoras, pode impulsionar ao tão desejado mundial.