SN MASCULINA: CAMPEÃO EUROPEU SEM CONTESTAÇÃO
16 Setembro, 2024O Campeão está de volta! Portugal voltou a conquistar a Liga Europeia e assim sagrar-se Campeão da Europa. Um título justo e que não deixa dúvidas sobre quem foi (muito) melhor! Este é o 9º título na Liga Europeia para o nosso palmarés.
Não demos hipóteses! Foi assim que Portugal venceu mais uma Liga Europeia. Fomos muito superiores perante todos os nossos adversários e é com toda a justiça que voltamos a conquistar a Europa!
O título foi uma realidade após o triunfo diante da Itália. Os italianos jogavam em casa e defendia o seu título, conquistado na época passada. No jogo decisivo justificamos o que fizemos até então: superioridade, espetáculo e golos!
Entramos, no encontro, a todo o vapor com três golos no primeiro período. Após um segundo tempo sem golos, chegamos ao terceiro a vencer por 3-0. No derradeiro período chegamos aos cinco golos sem resposta! Fomos sem sombra de dúvidas muito melhores e conquistamos merecidamente o título. A Itália fez o seu golo perto do último minuto de jogo.
Puxamos a fita atrás e recordamos como tudo começou em solo italiano. Tivemos uma fase de grupos com três vitórias em três jogos. Iniciamos com o triunfo diante da Chéquia (9-1), seguiu-se a Dinamarca (4-1) e por último a Polónia (6-4).
Avançamos na primeiro posição e defrontamos a Suíça nos quartos-de-final. Os suíços são sempre uma equipa a ter em conta mas mais uma vez a força portuguesa fez-se sentir. Fomos avassaladores e chegamos às meias-finais após o triunfo por 11-4. No acesso ao encontro decisivo foi mais do mesmo, desta vez, diante da Bielorrússia. Mais uma Seleção que nos têm dado problemas mas que foi “despachada” da rota do titulo. Um triunfo, por 7-3, colocou-nos às portas da conquista europeia.
Individualmente também escrevemos o nosso país na história desta Liga Europeia. Como Melhor Jogador foi eleito Bê Martins e como Melhor Guarda-Redes a distinção foi para Pedro Mano. Já como Melhor Marcador o topo foi para Jordan Santos com 11 “tentos”. Marcou em todas as partidas desta Super Final da Liga Europeia.
Nem um dia passou e já mudamos o foco. Hoje ficamos a conhecer os adversários para a qualificação europeia do próximo Mundial FIFA. A nossa Seleção ficou inserida no Grupo C juntamente com a Alemanha, Estónia e Cazaquistão. Apenas quatro formações, da Europa, chegam à prova Mundial.
Grupo C
Jogo 1 – Chéquia 1-9 Portugal
Golos Portugal: Miguel Pintado (2), Jordan Santos (2), Bê Martins, Bernardo Lopes, Ruben Brilhante, Léo Martins, e Duarte Algarvio.
Jogo 2 – Portugal 4-1 Dinamarca
Golos Portugal: Rui Coimbra, Jordan Santos, Pedro Mano e Miguel Pintado
Jogo 3 – Portugal 6-4 Polónia
Golos Portugal: Jordan Santos (3); Duarte Algarvio, Miguel Pintado e Bê Martins
Quartos de final: Portugal 11-4 Suíça
Golos Portugal: Jordan Santos (3), Miguel Pintado (3), Pedro Mano, Rodrigo Pinhal, Rui Coimbra, Léo Martins e Ruben Brilhante
Meias finais: Bielorrússia 3–7 Portugal
Golos Portugal: Duarte Algarvio (2), Ruben Brilhante, Léo Martins, Jordan Santos, Miguel Pintado e Bê Martins
Final: Itália 1-5 Portugal
Golos Portugal: Bê Martins (2), André Lourenço, Jordan Santos e Ruben Brilhante.
Foto: BSW