6 JOGOS QUE GARANTIRAM OS MUNDIAIS FIFA

6 JOGOS QUE GARANTIRAM OS MUNDIAIS FIFA

6 Maio, 2023

Neste ano de 2023 será realizada mais uma edição do Mundial FIFA. Para lá chegar a Seleção Nacional terá que passar a qualificação europeia. Esses encontros serão disputados em Baku (Azerbaijão) de 2 a 9 de Julho.

Antevendo essa prova queremos puxar a história atrás e recordar todos os jogos que qualificaram a equipa das Quinas para a prova Mundial. Sabias que as qualificações europeias iniciaram no ano de 2008 em Espanha? E que a nossa Seleção já conseguiu o apuramento em 6 edições?

O areal de Benidorm (Espanha) recebeu a primeira edição da qualificação europeia para o Mundial FIFA. Em 2008, a Seleção portuguesa conseguiu o apuramento após uma vitória diante da Grécia, por 8-0, nos quartos de final. No ano seguinte, e de novo em areal espanhol (Castellón), Portugal volta a conseguir o principal objetivo e de novo nos quartos de final. Desta vez o adversário foi a Roménia e vencemos por 5-2.

Em 2010, mas com o pensamento na edição do Mundial FIFA 2011, as qualificações foram disputadas em Bibione (Itália). A equipa das Quinas qualificou-se, e mais uma vez no jogo dos quartos de final, mas após grandes penalidades. Um empate a cinco, frente à Polónia, levou a que tudo fosse decidido nos penalties. A equipa portuguesa fez a festa depois de vencer por 1-0.

Não conseguimos a qualificação no ano de 2013, pela primeira e única vez, e não marcamos presença a contar para o Mundial FIFA 2015, por termos sido o país organizador da prova. Em 2016, Jesolo (Itália) recebeu os jogos de qualificação. A equipa portuguesa seguiu para o Mundial FIFA 2017 após vencer a segunda fase de grupos. Nesse último desafio, Portugal derrotou a Bielorrússia por 5-4. No ano de 2019 foi em Moscovo que o destino português foi traçado. Num duelo ibérico cheio de emoção, e equilíbrio, a formação das Quinas agarrou o bilhete para o Paraguai após vencer a Espanha, nas grandes penalidades. Após os três períodos de jogo e prolongamento o encontro terminou empatado a cinco bolas. Nas grandes decisões a nossa formação venceu a Espanha por 2-1.

A última edição da qualificação europeia para o Mundial FIFA foi realizada, no ano de 2021, na Nazaré. A jogar em casa, pela primeira vez esta prova, a nossa Seleção apurou-se ao vencer o Azerbaijão, por 6-1, em mais um desafio referente aos quartos de final.

Começamos assim a contagem decrescente para a competição, que será realizada, no mês de julho, em Baku. Nos próximos dias iremos recordar todos os jogos, marcadores e feitos, de cada uma das seis edições, em que Portugal garantiu o apuramento para os Mundiais FIFA.