ADVERSÁRIO COMPLICADO MAS PORTUGAL TEM SIDO MELHOR

ADVERSÁRIO COMPLICADO MAS PORTUGAL TEM SIDO MELHOR

11 Abril, 2023

A equipa das Quinas continua a preparar a temporada de 2023. Os trabalhos vão prosseguir a norte do nosso país, mais precisamente em Braga, com um duplo amigável diante da Ucrânia. Depois das vitórias diante da Moldávia, Polónia e Chéquia os ucranianos são, na teoria, o adversário mais complicado desta pré-época.

Os números da nossa Seleção, diante da Ucrânia, provam as dificuldades em jogar perante este adversário. Apesar de nos últimos anos não se verificar, tanto, o jogo dos ucranianos sempre foi mais físico do que “bem jogador”. Uma forma de estar em campo que nem sempre favoreceu a nossa formação. Para este 2023 ambas as Seleções ambicionam voltar aos títulos e a marcar presença nas grandes competições. Um encontro que se prevê “quentinho” e com incerteza no resultado.

Olhando para o histórico de confrontos, entre as duas Seleções, já foram jogadas 25 partidas. A equipa das Quinas soma 14 vitórias e 11 derrotas. Já apontou 82 golos e sofreu 72. Durante os 25 desafios, houve dois períodos de tempo que ficaram marcados por um maior número de vitórias para cada uma das Seleções. Seis triunfos consecutivos, para a nossa formação, que começaram nas meias finais dos Jogos Europeus, em 2019, e terminaram nas meias finais da Qualificação europeia para o Mundial FIFA, em 2021. Já a equipa ucraniana conseguiu cinco vitórias seguidas, entre 2010 e 2015. O ciclo vitorioso ucraniano iniciou na final da qualificação europeia para o Mundial FIFA, em 2010, e terminou com a vitória portuguesa, no segundo desafio dos Jogos Europeus de 2015.

A história entre portugueses e ucranianos começou no ano de 2004 a contar para as meias finais da Super Final da Liga Europeia. A nossa formação conquistou a vitória por 7-4. A primeira derrota, da nossa Seleção, aconteceu três jogos depois e também a contar para a Liga Europeia. No ano de 2006, na etapa de San Benedetto de Tonto (Itália), os ucranianos vencerem por 2-1, após prolongamento. O último desafio aconteceu em 2021 e mais uma vez a contar para a Super Final da Liga Europeia. O encontro terminou com a vitória portuguesa por 7-5.

Antes desse jogo, as duas formações defrontaram-se, em dose dupla, na Qualificação europeia para o Mundial FIFA. Ambos os jogos terminaram com resultados “anormais”. No terceiro desafio, da fase de grupos, a nossa formação venceu por 1-0. Já no encontro de acesso à final, da prova, os ucranianos vencerem pelo mesmo resultado, mas após prolongamento.

Voltando um pouco atrás, mais precisamente aos anos de 2015 e 2016, Portugal e Ucrânia disputaram o título da Liga Europeia. Em Parnu (Estónia) a equipa das Quinas venceu por 5-4, com o golo da vitória a ser apontado por Zé Maria no último segundo da partida. No ano seguinte, em Catânia (Itália), a Ucrânia conquistou a vitória por 2-1.