EURO WINNERS CUP: A HISTÓRIA CONTINUA (PARTE 1)

EURO WINNERS CUP: A HISTÓRIA CONTINUA (PARTE 1)

17 Março, 2023

A Beach Soccer Worldwide anunciou as datas e o local para a Euro Winners CUP 2023. Pela sétima vez consecutiva a principal prova de clubes europeus vai passar pela Nazaré. De 9 a 18 de junho a bola vai rolar com a Euro Winners Challenge e com a Euro Winners CUP masculina e feminina.

Tudo começa no dia 9 de junho com os primeiros jogos da Euro Winners Challenge (eliminatórias de acesso à Euro Winners CUP). A final está agendada para o dia 15! Já a Euro Winners CUP, entre equipas masculinas e femininas, inicia dia 12. A final, de ambas as provas, será no dia 18 de junho.

Depois de quatro anos a ser disputada em Itália, a Euro Winners CUP chegou à Nazaré no mês de maio de 2017. Já foram assim realizadas seis edições em areal português. Assim sendo este ano a Nazaré recebe a sétima edição consecutiva.

Fizemos uma retrospetiva (em duas partes), da história da competição, em Portugal. Nesta primeira parte, abordamos os registos que marcaram a edição inaugural, os prémios individuais dos nossos “tugas”, e a maior vitória até ao momento.

As marcas do início

Vamos regressar ao início, nomeadamente ao dia 26 de maio de 2017. Esse foi o dia da primeira edição da Euro Winners CUP em Portugal. Duas equipas portuguesas deram o pontapé de saída na prova. A contar para as eliminatórias o CF Os Belenenses defrontou o Montpellier Herault Beach (França). Os franceses levaram a melhor (4-3) após prolongamento. À mesma hora o CD Nacional derrotou o Levante UD (Espanha) também pelo mesmo resultado e prolongamento. De referir que a formação madeirense foi a primeira equipa portuguesa a ultrapassar a fase de grupos, das eliminatórias.

Foi também nesta edição que se disputou o primeiro encontro entre duas equipas portuguesas. A contar para os oitavos de final a ACD O Sótão defrontou o SC Braga, com os bracarenses a vencerem por 9-2. Ainda nessa edição o SC Braga chegou à final e conquistou pela primeira vez a prova. No dia 4 de junho de 2017, os bracarenses venceram o Artur Music (Ucrânia) por 8-5.

Na edição de 2017 também a competição entre equipas femininas foi uma realidade. Uma Seleção de jogadores da AF Leiria disputou a prova. A 30 de maio a equipa portuguesa defrontou o WFC Zvezda (Rússia). As russas venceram por 4-2. A primeira edição da Euro Winners CUP Feminina, na Nazaré, terminou com a vitória da Havana ShotsArgóvia (Suíça) diante do Portsmouth (Inglaterra). A equipa vinda da Suíça venceu, por 4-3, após prolongamento.

Registos individuais até ao momento

O primeiro jogador português a vencer um prémio individual, na Nazaré, foi Jordan Santos. O nazareno foi eleito o Melhor Jogador na edição de 2019. Na edição de 2021, Bernardo Lopes foi o Melhor Marcador com 18 “tentos” apontados. Já em 2022, Elinton Andrade foi o Melhor Guarda Redes. Assim sendo as cores nacionais já foram premiadas com os três prémios individuais, entre equipas masculinas, na Nazaré.

Na vertente feminina dois nomes saltam à vista, em toda a história da prova, no areal nazareno. Mariana Filipa conquistou a Euro Winners CUP feminina no ano de 2020 com as cores da Mriya 2006 (Ucrânia). Já Melissa Gomes venceu o prémio de Melhor Marcadora em três edições. Em 2018 com as cores da CSO Amnéville, em 2019 pelo Stade de Reims e 2022 pela Marselha BT.

Ainda nesta primeira retrospetiva não nos podemos esquecer da maior vitória da prova. No ano de 2021 a CB Loures protagonizou o resultado mais alargado de sempre. Em areal nazareno a equipa de Loures venceu o CCD Porto Mendo por 22-3.