RICARDO TRIVELAS: “DOU SEMPRE O MÁXIMO DENTRO DE CAMPO”

RICARDO TRIVELAS: “DOU SEMPRE O MÁXIMO DENTRO DE CAMPO”

10 Março, 2023

Começou em 2017 com as cores do SC Salgueiros e desde 2020 que veste a camisola do Varzim SC (clube que anunciou, no dia de ontem, a sua continuidade). Ricardo Silva, conhecido no Futebol de Praia como “Trivelas”, esteve à conversa com o Futebol de Praia Portugal, onde abordou o seu percurso como atleta, na modalidade, e os seus objetivos para o futuro.

Futebol de Praia Portugal: Como começou o Futebol de Praia na tua vida? Qual o teu percurso até ao momento?
Ricardo Silva “Trivelas”: Em primeiro lugar gostava de agradecer o convite por poder falar um pouco da minha carreira.

Comecei a jogar Futebol de Praia em 2017 no SC Salgueiros, a convite de alguns amigos para ir treinar, gostei bastante e fiquei! Estive três anos, no SC Salgueiros, onde atingimos duas fases finais, mas nunca sendo o objetivo principal a subida de divisão. Durante essas três épocas fiz alguns golos, e o Varzim SC, que vinha de algumas mudanças a nível de projeto, tinha o objetivo de subir e abordou-me. Eu achei que era a altura de ir para um projeto mais ambicioso e aceitei o convite.

FPP: E logo no teu primeiro ano subiram de divisão….
RST: Sim, no primeiro ano fomos campeões nacionais e consequentemente subimos de divisão. Apresentei bem e tive a felicidade de marcar, na final, dois golos, e um sendo o da vitória a faltar 10 segundos para o final. Foi o ponto mais alto da minha trajetória até então. No ano seguinte joguei pela primeira vez na Divisão de Elite. Foi um ano de adaptação a outra realidade. Num dia estava a jogar por diversão com os meus amigos, no outro estava noutro patamar a jogar contra os melhores do mundo.

FPP: A última época foi recheada de golos….
RST: A última época foi a melhor a nível individual! Consegui marcar 23 golos, em 22 jogos, ajudando o Varzim SC a atingir os objetivos da época, onde também ficamos com a ideia que podíamos ter feito mais um pouco. Sinceramente foi a época em que mais evolui, tanto como jogador e como profissional.

FPP: Sendo o teu nome Ricardo Silva porquê a alcunha de “Trivelas”?
RST: A alcunha de “Trivelas” vem do meu irmão eu só fui o sucessor. Ele também joga futebol e só sabe jogar de trivela, até acho que ele nem um passe sabe fazer senão for de trivela (risos). Eu como era o mais novo passei a ser o “Trivelas Júnior” e ficou até hoje. Só que com o tempo o “júnior” ficou de lado, e agora é só Trivelas.

FPP: Como é que te preparas para a época?
RST: Sempre joguei Futebol 11 e até então tento conciliar as duas coisas. Desde que vim para o Varzim SC comecei a ter como prioridade o Futebol de Praia, e quando começa a época eu deixo o Futebol 11. Moro a 50 metros da praia e por semana vou fazer um ou dois treinos à praia para não perder o contacto com a areia. Este ano é o meu último ano no Futebol 11 para me dedicar 100% ao Futebol de Praia. Sinto que para estar num nível ainda melhor, e evoluir cada dia que passa, tenho que trabalhar nesse sentido.

FPP: Como te defines como jogador? Quais as tuas principais características?
RST:
Defino me como um jogador de equipa e que tenta sempre contribuir para um bom ambiente no grupo, porque acho que se a equipa estiver em harmonia as coisas individualmente vão sair ainda melhor. Defendo sempre o símbolo que carrego! Dou sempre o máximo dentro de campo sendo o primeiro a defender e o primeiro a atacar. Sou também um bom finalizador não precisando de muitas oportunidades para fazer um golo.

FPP: Nas últimas épocas tens feitos muitos golos e tens sido um jogador influente no Varzim SC, acreditas que as portas da Seleção estão abertas?
RST: Se as portas estão abertas eu a isso não sei responder (risos). Sei que trabalho todos os dias para ser melhor e tentar estar sempre preparado para todos os desafios que possam aparecer. Claro que como qualquer jogador sonha, um dia representar a nossa Seleção Nacional, eu não sou exceção. Não vivo obcecado com isso. A nossa Seleção é das melhores, senão a melhor Seleção do mundo. Sei que estão lá os melhores jogadores do mundo e o quão difícil é jogar por Portugal, mas claro que ambiciono um dia representar as nossas cores. Seria um orgulho para mim e para a minha família representar Portugal.

FPP: O que podemos esperar do Trivelas em 2023?
RST: Em primeiro lugar espero atingir todos os objetivos do Clube que represento. Do Trivelas podem esperar muito trabalho e dedicação em todos os treinos e todos os jogos. Ainda sou novo e tenho muito que evoluir. Vou trabalhar para que 2023 seja um ano de muitos golos, mas principalmente de muitas vitórias.

Foto: Varzim SC