UMA DÉCADA AO SERVIÇO DA NOSSA SELEÇÃO!

UMA DÉCADA AO SERVIÇO DA NOSSA SELEÇÃO!

6 Fevereiro, 2023

Faz hoje precisamente 10 anos que Mário Narciso foi apresentado, no site da Federação Portuguesa Futebol, como Selecionador Nacional. O setubalense substitui o lendário José Miguel Mateus que ocupou o lugar desde 2004.

A história de Mário Narciso iniciou a 6 de fevereiro de 2013. Uma epopeia com títulos, feitos e uma evolução coletiva, e individual, notória da nossa Seleção. Ao longo desta década Mário Narciso foi acompanhado, na sua equipa técnica, por dois nomes, mais precisamente Luis Bilro e Tiago Reis.

Nos primeiros dias de março, de 2013, Mário Narciso realizou o seu primeiro estágio com a equipa das Quinas. Foi na Praia de Carcavelos que a formação portuguesa começou a trabalhar com as ordens do novo mister. Durante três dias, Narciso trabalhou com os seguintes atletas: João Carlos Delgado, Paulo Graça, Tim Grinevich, Rui Coimbra, Marinho, Nuno Tavares, Lúcio Carmo, Durval, Jordan Santos, Miguel Tavares, Bruno Torres, Bruno Novo, Marco Silva, Duarte Vivo e José Maria.

Ainda durante o mês de março disputou a sua primeira prova oficial, mais precisamente na Tailândia a contar para o Torneio internacional “Bang Saen”. Essa competição coincidiu com o seu primeiro título. A equipa das Quinas começou, a competição, com a derrota frente à Alemanha mas de seguida venceram a Inglaterra (sendo assim a sua primeira vitória) e a Tailândia.

Depois das primeiras marcas, Mário Narciso começou a somar troféus, ano após ano, com o destaque para os primeiros títulos, com a sua liderança, no Mundial FIFA e na Liga Europeia. Ambas as provas conquistadas no ano de 2015 mais precisamente em Espinho e em Parnu (Estónia). Entre 2013 e 2015 a equipa das Quinas venceu mais um Mundialito.

Apenas na época passada é que Mário Narciso não conseguiu conquistar um título para a nossa Seleção. No total são 16 títulos entre 2013 e 2022: Mundial FIFA (2); Liga Europeia (4); Mundialito (3), Medalha Ouro Jogos Europeus, Taça Sal (2), Taça Bang Saen, Taça Pilsener, Taça Europa e Torneio Internacional China. Desses títulos também destacamos as três vitórias consecutivas na Liga Europeia (2019, 2020 e 2021). Individualmente já foi eleito, pela Beach Soccer Worldwide, como o Melhor Treinador do Mundo em 2015 e 2016.

Os troféus fazem parte dos 10 anos de Mário Narciso ao serviço da equipa das Quinas. Mas para conquistar títulos os atletas são uma parte importante. Desde da sua chegada, o atual timoneiro já permitiu a vários jogadores estrearem-se, oficialmente, com a camisola das Quinas. Nomes que, hoje em dia, fazem parte da nossa Seleção.

Finalizamos com os números gerais, no total destes dez anos, e já com os dois jogos de 2023 incluídos. O nosso técnico disputou 232 jogos no comando da formação portuguesa. Venceu por 179 vezes e perdeu em 53 ocasiões. Com o setubalense ao leme a equipa das Quinas marcou 1248 golos e sofreu 712.