ELITE: UMA PRIMEIRA FASE COMPETITIVA

ELITE: UMA PRIMEIRA FASE COMPETITIVA

26 Dezembro, 2022

As oito equipas do Campeonato Elite voltaram a realizar, na fase regular da prova, 14 jornadas. Quatro seguiram para a fase final, duas continuam a disputar o principal campeonato nacional e duas desceram ao segundo escalão. Recordamos os feitos, coletivos e individuais, da primeira fase.

O SC Braga terminou na primeira posição a fase regular do Campeonato Elite. A formação do Minho somou 32 pontos após vencer 12 partidas. Foi a equipa que mais triunfou e a que menos perdeu. As duas derrotas foram diante do Varzim SC e ACD O Sótão.

Em termos de golos a CB Loures foi a que mais vezes festejou o golo, mais precisamente em 73 vezes. Já a melhor defesa foi para o SC Braga com 32 golos sofridos. Individualmente Igor Almeida “Iguinho” (AD Buarcos) foi o melhor marcador, desta fase, com 20 golos.

Na segunda posição terminou a formação de Loures com 28 pontos, seguiu-se o Sporting CP com o mesmo número, e a ACD O Sótão com 24. Juntamente com o SC Braga as três equipas seguiram para a grande final do Campeonato Elite.

As equipas do Varzim SC e Leixões SC garantiram a presença na principal divisão em 2023. Os poveiros terminaram na quinta posição, com 18 pontos, e logo de seguida a equipa de Matosinhos fechou a prova com 14.
As duas equipas que não conseguiram manter o seu lugar, entre as 8 da Elite, foram a AD Buarcos e o São Domingos FC. A turma da Figueira da Foz somou 13 pontos e a equipa de Setúbal terminou com zero. As 14 jornadas foram realizadas em Sesimbra, Buarcos, Póvoa de Varzim, Braga, Nazaré, Setúbal, Porto e Lousa.

 

Classificação: SC Braga (32 pts.), CB Loures (28 pts.), Sporting CP (28 pts.) ACD O Sótão (24 pts.) Varzim SC (18 pts.), Leixões SC (14 pts.), AD Buarcos (13 pts.) e São Domingos FC (0 pts).
Melhor ataque: 73 golos marcados (CB Loures)
Melhor defesa: 32 golos sofridos (SC Braga)
Melhor marcador: Igor Almeida “Iguinho” (AD Buarcos) – 20 golos
Apurados para a fase final: SC Braga, CB loures, Sporting CP e ACD O Sótão
Manutenção: Varzim SC e Leixões SC
Descida de divisão: AD Buarcos e São Domingos FC

Foto: FPF