RICARDO PEREIRA: “A SENSAÇÃO NO MOMENTO DA CONQUISTA É INDESCRITÍVEL”

RICARDO PEREIRA: “A SENSAÇÃO NO MOMENTO DA CONQUISTA É INDESCRITÍVEL”

21 Dezembro, 2022

Terminaram na segunda posição na primeira edição do Campeonato Nacional Feminino e neste 2022 foram as grandes vencedoras. Tivemos à conversa com Ricardo Pereira, diretor desportivo da AD Pasteis. Em exclusivo ao Futebol de Praia Portugal um dos responsáveis da equipa, descreveu a sensação de conquistar o título, o projeto da equipa e o futuro.

Futebol de Praia Portugal: Há dois anos, quando tudo começou, acreditavas que este título ia chegar tão rápido?
Ricardo Pereira: Não posso dizer que quando iniciámos o projeto acreditava no sucesso imediato, mas com o decorrer do tempo, olhando para o nosso plantel cheio de atletas de qualidade e experiência, lideradas por uma equipa técnica fantástica e muito competente, sentia que o futuro iria ser risonho!

FPP: Qual a sensação de conquistar este título?
RP: A sensação no momento da conquista é indescritível, uma sensação única! Olhar para trás e ver o nome do clube que fundei e ajudo a crescer todos os dias, na história do Futebol Praia Nacional, é algo maravilhoso e mágico.

FPP: O que mudou de uma época para a outra?
RP: A nível interno, com a experiência adquirida tivemos a possibilidade de planear a época com alguma antecedência e de uma forma mais competente. A contratação de atletas internacionais com muita experiência e qualidade, assim como a inclusão da mister Carla Couto na equipa técnica deste ano, julgo que foram as grandes mudanças que nos fizeram alcançar o sucesso!

O campeonato também foi disputado por mais equipas e com etapas em vários distritos. Foi um campeonato mais competitivo e com resultados mais equilibrados.

FPP: Os jogos contra a ACD O Sótão são muito equilibrados. Isso deve-se à qualidade das duas equipas ou ao fato das jogadoras, já se conhecerem da Seleção Nacional?
RP: Não tenho dúvidas que se deve à qualidade dos dois plantéis, ambos compostos por atletas de muita qualidade!

FPP: Após dois anos de projeto que balanço fazes?
RP: O balanço é muito positivo, não só pelo título conquistado, mas por tudo o que construímos.
Estamos a escrever história no Futebol de Praia feminino, participando nos dois campeonatos nacionais femininos existentes até ao momento, onde fomos vice-campeões, no primeiro, e campeões neste último. Participámos nas duas últimas Euro Winners CUP alcançando a melhor posição de sempre de uma equipa feminina portuguesa, 8° e 7° lugar respetivamente. Demos a oportunidade a mais de 25 atletas de praticar a modalidade. Colocámos na Seleção Nacional 7 atletas do nosso plantel.

Assim como tivemos o prazer de ver vestir a nossa camisola atletas de enorme qualidade e internacionais por países como o Brasil, Itália, Suíça, Ucrânia ou Japão. Não queria deixar de mencionar também que a nossa atleta Adriele Rocha, campeã Nacional pela AD Pastéis, conquistou o título de melhor atleta de Futebol de Praia do Mundo!

FPP: O que podemos esperar da equipa para o próximo campeonato?
RP: Desde a criação da equipa, que o objetivo passa por sermos uma referência na modalidade, na vertente feminina, julgo que a conquista do título só nos veio trazer mais responsabilidades.
Por isso o que podem esperar é uma equipa competitiva que vai dar tudo para voltar a ser feliz!

FPP: Como achas que o Futebol de Praia feminino pode crescer?
RP: Acho que a palavra-chave, mais uma vez, se prende com um bom planeamento! Tem de se pensar não só nos clubes, mas essencialmente nas atletas, na melhor forma de angariar atletas para a modalidade.
Julgo que uma boa calendarização do campeonato neste momento é crucial para o crescimento da modalidade. No meu ponto de vista, e nesta fase inicial da modalidade, na vertente feminina, era importante o campeonato de Futebol de Praia só iniciar depois do término dos campeonatos de Futebol e Futsal, para facilitar o recrutamento das atletas dessas modalidades.

Era importante a inclusão de competições de curta duração, como por exemplo a disputa de Taças (distritais) o que elevava o número de títulos a conquistar, facilitando a promoção da modalidade!