CONQUISTA ÉPICA EM DIA HISTÓRICO

CONQUISTA ÉPICA EM DIA HISTÓRICO

18 Novembro, 2022

As competições de 2022 chegaram ao fim, e chegou a hora de fazer o rescaldo de mais um ano de Futebol de Praia. Começamos com a prova mais importante a nível de clubes europeus: a Euro Winners CUP.

O dia 12 de junho de 2022 foi histórico para Portugal mas acima de tudo para a CB Loures. Pela primeira vez, na competição, disputou-se uma final entre equipas do mesmo país. Na Nazaré a formação de Loures venceu a equipa bracarense. Um título épico e meritório onde só foi contabilizada uma derrota.

Tudo começou com o triunfo diante do Recreativo Huelva. Uma vitória (4-3) pela margem mínima, mas, e sendo o mais importante, foi entrar a ganhar. Ao segundo jogo, da fase de grupos, aconteceu a primeira e única derrota. Frente ao BSC Nistru o encontro terminou como o do dia anterior (4-3) mas desta vez ao contrário.

Uma derrota que não abalou a formação portuguesa para o resto da caminhada. No último desafio da fase de grupos a CB Loures não deu hipótese e venceu a formação do MFC Spartak, por 10-2. Primeiro lugar, do Grupo C, garantido com 6 pontos. Melhor ataque com 17 golos apontados e a par da formação espanhola, foram a defesa menos batida, com 9 golos sofridos.

Chegaram os jogos “a doer”, o famoso “mata-mata”, e a formação de Loures passou-os todos com distinção. Nos 16 avos de final venceram a equipa italiana do Pisa BS por 3-1. No dia seguinte o encontro foi decidido após prolongamento. A CB Loures mediu forças com a sempre difícil equipa do Levante UD mas saiu mais um vez vitoriosa (3-2). O Falfala Qassem, de Israel, era o último “alvo a abater” antes do encontro decisivo. Em mais um grande jogo de Futebol de Praia a equipa portuguesa foi superior e venceu por 5-3, chegando assim pela primeira à final da prova. História feita para a CB Loures e horas mais tarde para o nosso país. Com a vitória do SC Braga, na outra meia final, o grande jogo seria 100% nacional e em areal português. Orgulho para todos nós!

No encontro decisivo a CB Loures triunfou por 3-1. Uma grande final, um grande jogo de Futebol de Praia, e uma grande festa para a modalidade. Após um empate, a uma bola, no fim do primeiro tempo, e sem golos no segundo, o terceiro foi fixado com dois golos para a equipa de Loures e consequente vitória.

A formação lisboeta fez assim história, ao vencer pela primeira vez a prova, e viu ainda Elinton Andrade ser eleito o Melhor Guarda Redes, e Luís Henrique o Melhor Jogador.

Resultados / marcadores:

Grupo C | Recreativo Huelva 3-4 CB Loures
Golos da CB Loures: André Pinto, Paulinho, Tomás Seixas e Duarte Algarvio

Grupo C | CB Loures 3-4 BSC Nistru
Golos da CB Loures: André Pinto (2) e Chiky Ardil

Grupo C | CB Loures 10-2 MFC Spartak
Golos da CB Loures: Duarte Algarvio (4), Miguel Pintado (2), André Pinto (2), Tiago Batalha e Chiky Ardil

Oitavos de final | Pisa 1-3 CB Loures
Golos da CB Loures: Chiky Ardil, Luís Henrique e Bernardo Lopes

Quartos de final | CB Loures 3-2 Levante UD
Golos da CB Loures: André Pinto, Tiago Batalha e Chiky Ardil

Meia Final | CB Loures 5-3 Falfala Qassem
Golos da CB Loures: Luís Henrique (2), Chicky Ardil, Pulinho e Tomás Seixas

Final | SC Braga 1-3 CB Loures
Golos do SC Braga: Léo Martins,
Golos da CB Loures: Paulinho, Tiago Batalha e Miguel Pintado

A formação orientada por Daniel Zidane contou com os seguintes jogadores: 12-Elinton Andrade (GR), 22-Diogo Dias (GR), 3-Tiago Batalha, 4-Paulo Marques, 5-Bernardo Lopes, 6-Tomás Seixas, 7-André Pinto, 8-Luis Henrique, 17-João Cabral, 18-Duarte Algarvio, 20-Miguel Pintado e 21-Chicky Ardil.