SPORTING CP: UMA HISTÓRIA NACIONAL E MUNDIAL

SPORTING CP: UMA HISTÓRIA NACIONAL E MUNDIAL

13 Outubro, 2022

Faz hoje precisamente uma semana que o Sporting CP anunciou não dar continuidade à equipa de Futebol de Praia. Através de um comunicado, que podes ler ou reler aqui, alegou que a “inexistência de escalões formativos nesta modalidade” foi o motivo para esta decisão.

De 2005 a 2022, abordamos um pouco da história do Sporting CP. Os títulos, as personalidades e os momentos que marcaram a vida da equipa leonina na modalidade.

Marcas nacionais e internacionais

Tudo começou em 2005 com a participação na 1ª Liga Nacional. A competição, que ainda não fazia parte dos quadros de competições da FPF, foi organizada por entidades privadas. O Sporting CP chegou à final frente ao FC Porto mas o título foi para a formação portuense. Os leões venceram a última edição da prova no ano de 2011. Um ano antes conquistaram a primeira edição do Circuito Nacional.

Já com a organização da FPF venceram o Campeonato Elite em 2016 e 2020 (Mário Miguel e Zé Maria foram os treinadores campeões). Disputaram, frente ao SC Braga, a primeira final da Elite (ano de 2015). De salientar que desde que foram criadas as duas divisões (Elite e Nacional) a formação de Lisboa disputou sempre o principal escalão, do nosso Futebol de Praia. Na primeira edição da Taça de Portuga, que decorreu em 2019, o Sporting CP chegou à final diante do SC Braga.

Pela formação leonina, desde cedo, passaram diversos internacionais. Durante muitos anos, Madjer foi o jogador referência. Também Marinho, Pedro Jorge, Paulo Graça, Alan, Jordan Santos, José Maria, Bruno Novo, ou Tiago Batalha, são alguns dos nossos internacionais que vestiram a camisola verde e branca.

Não só a nível nacional o Sporting CP marcou a modalidade. Também o fez a nível internacional. Disputou o primeiro Mundialito de Clubes (2011) chegando à final da prova, nessa primeira edição, diante do Vasco da Gama. De 2017 a 2022 marcou presença em todas as edições da Euro Winners CUP, na Nazaré.

Da equipa feminina à equipa B

Em 2018 é criada a equipa feminina leonina. Lideradas por David Pereira as leoas participam na Women’s Euro Winners CUP e venceram competições, de promoção da modalidade, amigáveis. Algumas das atletas que faziam parte desse plantel pertencem à atual Seleção Nacional feminina.

No ano 2019 o clube de Lisboa aposta numa equipa B. Jovens portugueses, comandados por Zé Miguel, disputam o Campeonato Nacional e as eliminatórias da Euro Winners CUP. Atualmente são nomes que representam clubes seniores. Também na Madjer CUP o Sporting CP deixou a sua marca. No ano de 2019 disputou a prova, com uma equipa de Sub-16, terminando na quarta posição.

 

Plantel da época passada e o seu futuro

No plantel da época passada só figuravam nomes portugueses. Como internacionais portugueses os leões contavam com Belchior, Rui Coimbra, João Gonçalves “Von”, Rodrigo Pinhal, Tiago Petrony, Pedro Marques, Ricardinho e Luiz Vaz. Além destes nomes também João Mota, João Alves, Diogo Estrelas, Marcelo Gomes, Bernardo Saraiva, João Oliveira, Francisco Dias e Tiago Alves vestiram a camisola verde e branca, liderados por José Maria.

Nos últimos dias vários atletas, e staff, deixaram mensagens nas redes socias abordando o assunto da equipa leonina. Ainda não se sabe o futuro de nenhum atleta mas certamente que todos os nomes vão continuar o seu caminho na modalidade.

Foi uma notícia inesperada. A modalidade precisa de todos, seja clubes ou individualidades, que contribuem para a história da mesma. Ao Sporting CP desejamos que este “fim” seja apenas um até já!