4 ANOS E 24 VITÓRIAS NA LIGA EUROPEIA

4 ANOS E 24 VITÓRIAS NA LIGA EUROPEIA

13 Setembro, 2022

Cerca de quatro anos depois a Seleção Nacional voltou a perder um jogo a contar para a Liga Europeia. Foram 24 jogos consecutivas sempre a vencer. Sardenha, Nazaré, Figueira da Foz e Cagliari são os areais que assistiram ao feito. Durante esse ciclo vitorioso a formação das Quinas ergueu por três vezes o troféu, todos eles em Portugal. 

A nossa Seleção voltou a perder, a contar para a Liga Europeia, algo que não acontecia desde do dia 8 de setembro de 2018. Nesse dia, em Sardenha, a nossa formação defrontou a Espanha no acesso à final da Liga Europeia de 2018. Os espanhóis foram mais feliz e venceram por 4-3.

No dia seguinte começou um ciclo, de 24 vitórias, a contar para a Liga Europeia, que só terminou no último domingo, diante da Suíça. O primeiro triunfo, da serie vitoriosa, foi frente à Rússia a contar para o jogo do 3º/4º lugar, da edição de 2018. O jogo terminou com um empate a quatro bolas no fim do prolongamento. Nas grandes penalidades a nossa formação venceu por 3-2.

Seguiu-se mais 23 jogos sempre a vencer e, pelo meio, três títulos consecutivos, todos eles em Portugal. No ano de 2019 recuperamos o troféu na Figueira da Foz após vencer a Rússia, por 4-2. No ano seguinte, na Nazaré, a prova foi disputada em formato diferente, devido à pandemia da COVID-19. Num só grupo a equipa das Quinas venceu todas as partidas e terminou na primeira posição. As grandes decisões da Liga Europeia voltaram à Figueira da Foz em 2021. A nossa Seleção defrontou a Bielorrússia, na final, acabando por vencer por 7-4.

Voltando ao ciclo de 24 triunfos, seguidos, na prova europeia, a nossa Seleção apontou 139 golos e sofreu 66. Além do referido jogo, em cima, diante da Rússia, em Sardenha, apenas por mais uma vez Portugal venceu um encontro nas grandes penalidades. O desafio aconteceu na edição de 2021, na Etapa da Nazaré, diante da Ucrânia. Após os três períodos e prolongamento o resultado estava empatado a três bolas. Nas grandes penalidades a nossa formação venceu por 4-2. Antes desse encontro aconteceu a maior vitória, dentro dos 24 triunfos, por maior número de golos. O adversário foi a Alemanha e terminou a nosso favor por 10-1. No mesmo local, mas em 2019, também aconteceu a única vitória, desse ciclo, no prolongamento. O adversário foi a Suíça, e terminou com o nosso triunfo por 8-7.

 

De referir ainda que a Seleção que mais vezes defrontou Portugal, ao longo desse número consecutivos de vitórias, foi a Ucrânia. Foram cinco desafios que terminaram em cinco triunfos portugueses.

No passado domingo a nossa Seleção não conseguiu vencer, na final, a Suíça e assim terminou a maior série vitoriosa, de toda a história da equipa das Quinas, na Liga Europeia.