AS EQUIPAS PORTUGUESAS NA EURO WINNERS CUP 2022

AS EQUIPAS PORTUGUESAS NA EURO WINNERS CUP 2022

13 Maio, 2022

O melhor futebol da europa, a nível de clubes, está de volta à Nazaré. A Vila portuguesa volta a receber a Euro Winners CUP, Women´s Euro Winners CUP e Euro Winners Challenge. No total das três provas estarão presentes 22 equipas portugueses. Este será o maior número, de sempre, de equipas nacionais no total das três competições.

O SC Braga é o clube português que mais vezes disputou a prova europeia. O clube minhoto irá para a sua 9ª participação na competição. Os bracarenses apenas não participaram na primeira edição (2013). De 2014 a 2016 disputaram a prova em areal italiano. De 2017 até ao momento a prova tem sido disputada na Nazaré e sempre com a presença da equipa minhota.

Esta será a sexta presença para as equipas do ACD O Sótão, do Sporting CP e do GR Amigos Paz. As três formações começaram a competir na prova, em 2017, na Nazaré. A CB Loures irá participar pela quinta vez. Desde 2017 que a formação de Loures entra na competição. Em 2020 não marcou presença devido ao Covid-19. Esta será a quarta presença para as equipas da AD Buarcos, da CB Caldas Rainha, do Varzim SC e do CF Belenenses. As formações da AD Buarcos, CB Caldas Rainhas e Varzim SC iniciaram a prova em 2018. Já a equipa de Belém participou na primeira edição, de toda a história, da Euro Winners CUP, mais precisamente no ano de 2013.

Duas formações da Nazaré vão participar pela terceira vez na prova, ACD O Sótão B e GD Os Nazarenos. Ambas as equipas começaram a competir no ano de 2020. Também pela terceira vez vão estar as equipas do GD Sesimbra e São Domingos FC. A equipa de Setúbal marcou presença, pela primeira vez, em 2018. Já a formação de Sesimbra em 2019. As equipas do CCD Porto Mendo, GD Chaves e Vilar Flor SC estrearam-se, na prova europeia, na época passada e este ano voltam a marcar presença. O GD Alfarim também fará a sua segunda presença mas já se tinha estreado no ano de 2019. Pela primeira vez em prova vão estar a AD Nazaré 2022 e a CB Loures “B”.

Serão três as equipas femininas, nacionais, que vão disputar a competição. Depois da primeira presença, em 2019, a ACD O Sótão irá competir pela segunda vez. Também pela segunda vez, em prova, vamos ter a equipa da AD Pasteis. Já a AD Nazaré 2022 irá fazer a sua estreia.