TAÇA INTERCONTINENTAL MARCADA POR CONTRARIEDADES

TAÇA INTERCONTINENTAL MARCADA POR CONTRARIEDADES

8 Novembro, 2021

A Seleção Nacional voltou ao Dubai para disputar a Taça Intercontinental. Depois da 2ª posição em 2017 a equipa das Quinas ambicionava vencer pela primeira vez a prova. Os comandados de Mário Narciso saíram do Médio Oriente na 4ª posição.

A época 2021 foi desgastante e marcada por lesões que impossibilitaram à equipa portuguesa terminar de forma vitoriosa o ano. Já se esperava uma prova difícil com três adversários, na fase de grupos, sempre complicados de ultrapassar.

Em praticamente todos os encontros tivemos contrariedades. Jordan Santos viajou para o Dubai mas uma lesão impediu de marcar presença no areal. No jogo inaugural a equipa das Quinas mediu forças com o Senegal. Além de Jordan a nossa formação não contou com Bê Martins devido a castigo. A equipa das Quinas foi a primeira abrir o marcador mas o resultado terminou favorável aos senegaleses. No segundo desafio a Seleção Nacional defrontou os EAU. Frente à formação da casa os comandados de Mário Narciso voltaram a entrar melhor na partida e desta vez conquistaram a vitória. Uma exibição personalizada permitiu à nossa equipa continuar na luta pelas meias finais. A Espanha viria a ser o adversário no último jogo da fase de grupos. A formação portuguesa só pensava na vitória para seguir em frente na prova. Um desafio em que Portugal voltou a ser melhor deixando em campo toda a sua qualidade técnica e atitude em busca do triunfo. O domínio português traduziu-se em golos e terminou com uma vitória confortável perante os espanhóis.

Com 6 pontos conquistados a nossa Seleção terminou em segundo lugar o seu grupo. O Senegal também com a mesma pontuação fechou o grupo na primeira posição. Nas meias finais os Campeões da Europa defrontaram os Campeões do Mundo. Neste desafio, Rodrigo Pinhal ficou de fora por castigo. Um duelo sempre apetecível, na modalidade, onde os russos foram mais fortes e acabaram por vencer e assim conquistar um lugar na grande final. Este encontro também fica marcado pelo primeiro golo de Bernardo Lopes, em jogos oficiais, com a camisola das Quinas. No último desafio no areal do Dubai a formação nacional voltou a defrontar o Senegal. Na luta por um lugar no pódio a Seleção africana voltou a ser mais forte e a conquistar a vitória. Este foi mais um encontro em que Portugal não contou com todos os atletas. Bê Martins e Léo Martins juntaram-se a Jordan Santos no boletim clínico.

A equipa das Quinas saiu do Dubai na quarta posição nesta que foi a última competição de 2021. Uma época difícil mas que ficou coroada com a conquista de mais uma Liga Europeia assim como outros números que iremos recordar nos próximos tempos.

A Rússia voltou a conquistar a Taça Intercontinental somando agora 4 títulos. Nos prémios individuais, Boris Nikonorov (Rússia) foi eleito o Melhor Jogador, Chiki Ardil (Espanha) o Melhor Marcador, e Amid Behzadpur (Irão) o Melhor Guarda Redes.

Jornada 1: Portugal 4-7 Senegal
Golos: Bruno Torres, Léo Martins, Miguel Pintado e Rodrigo Pinhal.

Jornada 2: EAU 3-5 Portugal
Golos: Bê Martins (2), André Lourenço, Léo Martins e Ruben Brilhante.

Jornada 3: Portugal 7-4 Espanha
Golos: André Lourenço, Bê Martins, Léo Martins, Miguel Pintado, Rodrigo Pinhal, João Gonçalves “Von” e Ruben Brilhante.

Meias Finais: Rússia 7-3 Portugal
Golos: André Lourenço, Léo Martins e Bernardo Lopes.

3º/4º Lugar: Portugal 4-7 Senegal
Golos: André Lourenço, Bernardo Lopes, Elinton Andrade e Miguel Pintado

Foto: Beach Soccer Worldwide