SETEMBRO CONJUGA (BEM) COM A SUPER FINAL DA LIGA EUROPEIA

SETEMBRO CONJUGA (BEM) COM A SUPER FINAL DA LIGA EUROPEIA

1 Setembro, 2021

Setembro conjuga, e bem, com a Super Final da Europeia. Neste dia 1, e numa altura em que estamos próximos da Super Final de 2021, abordamos os momentos da Seleção portuguesa, na prova europeia, no referido mês.

1 a 2 de Setembro de 2001 – Mónaco

Foi no Mónaco, no ano de 2001, que se disputou pela primeira vez a Super Final da Liga Europeia. Nesta primeira finalíssima marcaram presença as Seleções de Portugal, França, Espanha e Itália.

Até à fase decisiva a equipa das Quinas disputou três Etapas (em Dublin, em Carcavelos e em Riccione). Já no Mónaco a nossa formação começou por vencer a França (8-6) no jogo de acesso à grande final. Com esse triunfo a Seleção Nacional fez história ao chegar à primeira grande final da prova europeia. O desafio foi diante da Espanha e terminou favorável aos espanhois por 3-2. A Seleção da Espanha tinha vencido, no dia anterior, a Itália.

5 a 7 de Setembro de 2002 – Mónaco

Um ano depois, e de novo no Mónaco, a Seleção Nacional voltou ao jogo decisivo da Super Final. Diante do mesmo adversário (Espanha) a equipa portuguesa teve um desfecho diferente após o triunfo por 8-6. Com esta vitória Portugal conquistava pela primeira vez a prova depois da criação da Super Final. A Espanha chegou ao encontro final depois de vencer a França após grandes penalidades. No caminho até às grandes decisões, Portugal disputou as Etapas de Marselha, Carcavelos, Roma e Maiorca.

5 a 8 de Setembro de 2019 – Figueira da Foz

O mês de Setembro voltou a ser histórico para as nossas cores no ano de 2019. Na Figueira da Foz a equipa das Quinas venceu a maior prova europeia de Seleções perante o seu público. Na fase de grupos a formação portuguesa ganhou os seus três encontros. Tudo começou diante da Turquia (9-5), seguiu-se a Ucrânia (3-1) e na terceira jornada a Itália (8-6). A equipa das Quinas conquistou a prova no dia 8 de Setembro frente à Rússia. Perante um ferveroso público a nossa Seleção venceu por 4-2. Além dos russos, inseridos no Grupo 1, estavam as formações da Espanha, Bielorrússia e Suiça. No caminho até à Figueira da Foz os comandados de Mário Narciso disputaram a Etapa da Nazaré.

2 a 6 de Setembro de 2020 – Nazaré

O quarto marco histórico no mês de Setembro, e na Liga Europeia, aconteceu no ano de 2020 na Nazaré. Devido à situação pandémica a prova foi disputada apenas por cinco Seleções com jogos entre todas elas. No último dia da competição a formação portuguesa levantou o troféu depois da vitória diante da Suíça (5-4). Até esse encontro a nossa Seleção derrotou a França (7-0), Alemanha (4-1) e a Ucrânia (4-2).

São assim quatro registos da nossa Seleção, na Liga Europeia, no mês de Setembro. Que a história se repita no próximo dia 12 com a conquista de mais um troféu europeu.