O CAMINHO ATÉ MOSCOVO COMEÇA AMANHÃ

O CAMINHO ATÉ MOSCOVO COMEÇA AMANHÃ

20 Junho, 2021

Inicia amanhã na Nazaré a qualificação europeia para o próximo Mundial FIFA. Os atuais Campeões do Mundo estão inseridos no Grupo A, juntamente com as Seleções da Ucrânia, da Turquia e do Cazaquistão. A nossa Seleção defronta a formação do Cazaquistão na primeira jornada, seguindo-se a Turquia e a Ucrânia. Todo o calendário aqui! 

A equipa das Quinas volta a jogar com os ucranianos depois de o terem feito na terceira jornada da Etapa da Liga Europeia. Nesse desafio a formação portuguesa venceu após grandes penalidades (4-2), depois de um empate a três bolas. O último jogo entre Portugal e a Turquia aconteceu no ano de 2019. Na primeira jornada da Super Final da Liga Europeia, disputada na Figueira da Foz, a Seleção Nacional venceu por 9-5. Também em 2019, Portugal defrontou pela única vez, em toda a história, o Cazaquistão. O desafio, em Salou, foi a contar para a Qualificação para os Jogos Mundiais de Praia. Nesse encontro, Portugal derrotou a formação cazaque por 10-2.

A qualificação para o próximo Mundial FIFA, que se disputa de 19 a 29 de Agosto em Moscovo, conta com mais três grupos. O Grupo B é composto pelas formações da Itália, da Alemanha, da Dinamarca e da Roménia. No Grupo C estão as Seleções da Espanha, da Bielorrússia, da Polónia, e da Noruega. Já no Grupo D estão as formações da Suíça, da França, do Azerbaijão e da Estónia.

Os primeiros e segundos classificados de cada grupo avançam paras os quartos-final. O alinhamento desses encontros é o seguinte: 1.º Grupo D x 2.º Grupo A; 1.º Grupo A x 2.º Grupo D; 1.º Grupo C x 2.º Grupo B; e 1.º Grupo B x 2.º Grupo C. Os vencedores apuraram-se para as meias-finais e garantem um lugar em Moscovo. A Rússia já se encontra qualificada por ser o país anfitrião da competição.

História e os apurados (Europa):

As qualificações para o Mundial FIFA já foram disputadas em 7 edições. A Seleção Nacional apenas não conseguiu o apuramento na edição de 2012. Em 2014 a equipa das Quinas não marcou presença por ser o país anfitrião do Mundial FIFA 2015.

2008 (Benidorm / Espanha) – Espanha, Portugal, Rússia e Itália;
2009 (Castellon / Espanha) – Espanha, Rússia, Suíça, Portugal e Itália;
2010 (Bibione / Itália) – Ucrânia, Portugal, Rússia e Suíça;
2012 (Moscovo / Rússia) – Espanha, Rússia, Ucrânia e Países Baixos;
2014 (Jesolo / Itália)* – Rússia, Suíça, Itália e Espanha;
2016 (Jesolo / Itália) – Polónia, Suíça, Portugal e Itália;
2019 (Moscovo / Rússia) – Rússia, Itália, Bielorrússia, Suíça e Portugal.

*Portugal apurado por ser o país anfitrião da prova