NÚMEROS QUE VALEM TÍTULOS E MARCAS

NÚMEROS QUE VALEM TÍTULOS E MARCAS

13 Maio, 2021

São os atuais Campeões Nacionais depois de na época passada terem vencido os três jogos de apuramento de campeão. Além do título em 2020 também venceram no ano de 2016. A formação leonina teve sempre nas grandes decisões da Divisão Elite.

Os atuais campeões nacionais conquistaram o seu título depois dos três triunfos na fase decisiva da prova. Antes desses desafios terminaram a fase regular, na terceira posição, com duas derrotas (SC Braga e CB Loures). O título foi uma realidade com 8 vitórias, 52 golos marcados e 34 sofridos. De ressalvar que esta foi a primeira conquista, para a formação verde e branca, no formato de apuramento de campeão.

Recuámos para o ano de 2016 mais precisamente para a final disputada em Setúbal. O Sporting CP derrotou a formação do SC Braga e venceu pela primeira vez a Divisão Elite. Nessa temporada também terminaram a primeira fase na terceira posição, e de novo, com derrotas frente à CB Loures e SC Braga. No caminho até à final voltaram a defrontar a formação de Loures, nas meias finais, mas nesse encontro o resultado foi favorável à equipa leonina.

Nas restantes épocas a equipa lisboeta terminou na segunda posição e com alguns dados curiosos. Na primeira edição da Divisão Elite (2015) venceram a fase regular, sem derrotas, e foram a melhor defesa. Chegaram à final depois de vencer a formação do CF Belenenses, nas meias finais, com uma goleada das antigas (13-2).

Em 2017 apenas sofreram uma derrota, frente ao SC Braga, e voltaram a terminar na segunda posição a primeira fase. Nos encontros decisivos uma nova derrota diante da formação minhota impediu a revalidação do título. Em 2018 apenas perderam o desafio decisivo do apuramento de campeão, e de novo, para o SC Braga. Até a esse desafio venceram todos os jogos da fase regular e foram a equipa que mais golos apontou (48). No ano seguinte a história foi praticamente a mesma: primeiro lugar na fase regular, e de novo, sem derrotas, e foram a equipa que menos golos sofreram (12).

Nas 6 temporadas a formação leonina disputou 59 partidas. Venceu em 50 ocasiões e perdeu em 9. Nos números de golos, apontou 315 e sofreu 179.

Foto: FPF