PERSISTÊNCIA DEU EM NOVA PRESENÇA NA LITE

PERSISTÊNCIA DEU EM NOVA PRESENÇA NA LITE

9 Maio, 2021

A ACD O Sótão foi uma das equipas que marcou presença na primeira edição da Divisão Elite mas não conseguiu continuar no alto escalão do Futebol de Praia nacional. Em 2019 venceu a Divisão Nacional tendo perdido apenas um desafio. Até a esse título marcou presença em todas as fases finais, do segundo escalão, perdendo em todas elas por um golo.  

A época de 2019 foi dourada para a formação da Nazaré. Venceram a Divisão Nacional apenas com uma derrota, frente à AD Buarcos, na primeira jornada da Zona Centro. Foram assim 8 jogos a vencer na fase regular. Em toda essa fase somaram 58 golos marcados e 30 sofridos (melhor ataque e melhor defesa). Nas decisões finais conquistaram um lugar na Elite depois de vencer o São Domingos FC, nas meias finais. Antes desse desafio tinham derrotado a formação do CD Cova Piedade nos quartos de final. O título foi conquistado diante da equipa do GD Chaves. De salientar ainda os 70 golos marcados em toda a prova.

O Sótão foi uma das 8 equipas que participou na primeira edição da Divisão Elite. Com duas vitórias em sete encontros, na fase regular, a formação nazarena teve que disputar o play out. Nesse desafio foram derrotados, apenas por um golo, pela formação do Vitória FC e desceram ao segundo escalão.

De 2016 a 2018 a ACD O Sótão marcou presença em todas as fases finais da Divisão Nacional mas em nenhuma delas conseguiu o seu principal objetivo. Em 2016 venceram a Zona Centro, apenas com uma derrota, e foram o melhor ataque e defesa (50-17). Na fase final ultrapassaram a formação da Academia ES, nos quartos de final, mas nas meias finais foram derrotados pelo CD Nacional. O encontro ficou decidido por um golo. No ano seguinte a história repetiu-se. Na Zona Centro voltaram a perder apenas por uma vez, foram de novo o melhor ataque e a par da AD Buarcos a melhor defesa. O sonho de subida terminou nos quartos de final com a derrota, outra vez pela margem mínima, diante do Varzim SC. Na época 2018 as ambições nazarenas continuaram em alta mas mais uma vez o objetivo de chegar à Elite ficou-se pelos quartos de final. Terminaram a fase regular na segunda posição. No primeiro dia da fase final defrontaram a formação do GD Sesimbra. O sonho ficou, de novo, adiado após um nova derrota por um golo de diferença.

Na época passada, e já depois se vencerem a Divisão Nacional no ano de 2019, conquistaram um novo lugar na Elite. Na fase regular venceram 4 desafios (um deles após prolongamento) e perderam 3, mas não evitaram a luta pela permanência. Terminaram os três jogos, da manutenção, 100% vitoriosos e asseguraram o seu lugar na principal divisão.

Ao longo destas 6 temporadas já disputaram 57 desafios. Desse número venceram por 39 vezes e perderam em 18. Somam 280 golos marcados e 191 sofridos.

Foto: FPF