À QUARTA FOI DE VEZ

À QUARTA FOI DE VEZ

4 Maio, 2021

A AD Buarcos vai marcar presença pela primeira vez no Campeonato Elite nesta nova temporada. A formação da Figueira da Foz começou a disputar a Divisão Nacional no ano de 2017. Até à subida de divisão, que aconteceu na época passada, marcou presença em todas as fases finais do segundo escalão do Futebol de Praia nacional.

No ano de 2017 a AD Buarcos terminou a fase regular na segunda posição da Zona Centro. As 4 vitórias, em 6 jogos disputados, totalizaram 12 pontos e a passagem à fase final da prova. Foram umas das melhores defesas, da serie, e um dos melhores ataques. Na fase decisiva não conseguiriam ultrapassar a formação da CB Caldas Rainha, nos quartos de final. Uma derrota que não beliscou a boa imagem deixada em ano de estreia. Na temporada seguinte voltaram a fechar a primeira fase na segunda posição, agora com 19 pontos. Terminaram a Zona Norte apenas com uma derrota e de novo com um dos melhores ataques e defesas. Na fase final a história repetiu-se e foram eliminados nos quartos de final num desafio decidido nas grandes penalidades, a favor do GD Alfarim.

O filme das épocas anteriores teimava em repetir-se. Em 2019 a equipa da Figueira da Foz voltou a perder apenas por uma vez, na fase regular, e voltou a terminar a Zona Centro na segunda posição. Foram 21 pontos conquistados em 8 triunfos com 47 golos marcados e 37 sofridos. Foi por um golo que a AD Buarcos perdeu nas meias finais, da fase final, diante do GD Chaves. Uma derrota que impediu de alcançar a tão desejada chegada à Elite.

O ano 2020 marcou a subida da AD Buarcos ao principal escalão do Futebol de Praia em Portugal. A formação da Figueira da Foz venceu a Serie Coimbra, depois de também ter vencido o seu grupo, e chegou à fase final da Divisão Nacional. Na fase decisiva venceram as equipas do CF Chelas, nos quartos de final, e do CD Nacional nas meias final. Já com a subida à Divisão Elite garantida, disputaram a final frente ao Varzim SC. O resultado foi favorável à formação poveira pela margem mínima.

Em 4 épocas a equipa do distrito de Coimbra realizou 33 jogos. Desse número venceram por 25 vezes, perderam em 8 ocasiões, apontaram 193 golos e sofreram 125.

 

Fotos: FPF