AS PROVAS FEMININAS EM AREAL PORTUGUÊS

AS PROVAS FEMININAS EM AREAL PORTUGUÊS

15 Abril, 2021

Esta temporada a Federação Portuguesa Futebol irá organizar pela primeira vez o Campeonato Nacional Feminino de Futebol de Praia. Um passo importante na continuação do desenvolvimento da modalidade. Em areal português já foram disputadas algumas provas femininas.

No nosso país tudo começou em 2014, em Espinho, com a disputa de um torneio triangular entre as Seleções da Suíça, Inglaterra e Portugal. Depois de duas vitórias, em outros tantos jogos, a equipa das Quinas venceu a prova.

Dois anos depois disputou-se, em Cascais, a primeira Taça da Europa entre Seleções femininas. A Seleção portuguesa marcou presença mas desta vez não saiu vencedora. Além de Portugal a prova contou com as equipas da Suíça, Inglaterra, Grécia, Holanda e Espanha. A formação portuguesa terminou na terceira posição e a Espanha foi a grande vencedora. Entre os anos de 2017 a 2019 a competição foi realizada na Nazaré. A Seleção Nacional não marcou presença em nenhuma dessas edições. Essas três provas foram vencidas pela Rússia (2018 e 2019) e Inglaterra (2017).

Também na Nazaré, a principal prova de equipas femininas, da Europa, tem sido uma realidade. Na primeira edição da Euro Winners CUP feminina, em areal nazareno, no ano de 2017, as cores nacionais foram representadas pela equipa da AF Leira. No ano seguinte foi a formação do Sporting CP, a marcar presença, e um ano depois a equipa da ACD “O Sótão”. Na edição de 2020, Mariana Filipa sagrou-se a primeira portuguesa a conquistar a competição. A jogadora nacional vestiu a camisola da formação da Mriya 2006 (Ucrânia) e levantou o troféu, em pleno areal do Estádio do Viveiro – Jordan Santos.

Ainda a nível clubes o Sporting CP venceu duas provas no ano de 2018. Ambas as competições foram disputadas na Nazaré, e diante das formações femininas do Estoril Praia e CD Nacional. As leoas conquistaram a Taça Sete Saias e o Torneio Promocional do Futebol de Praia Feminino.

Foto:FPF