CHEGAR AO TOPO DO MUNDO EM AREAL BRASILEIRO

CHEGAR AO TOPO DO MUNDO EM AREAL BRASILEIRO

18 Fevereiro, 2021

A equipa das Quinas venceu pela primeira vez o Campeonato do Mundo no dia 18 de Fevereiro de 2001. Na Costa do Sauípe, em São Salvador da Bahia (Brasil), a Seleção Nacional fez história ao chegar ao topo do mundo. Uma vitória que terminou com os 6 títulos consecutivos do Brasil.

O caminho começou com duas vitórias na fase de grupos. A primeira diante do Uruguai e a segunda frente aos EUA. Frente aos uruguaios o triunfo, por 5-1, contou com os golos de Alan (3), João António e Hernâni. Diante dos EUA, Alan e Madjer fizeram dois golos, cada um, no triunfo por 4-2.

Já a eliminar a formação portuguesa, liderada por Alexandre Julião, venceu a Espanha por 1-0. O golo foi da autoria de Barraca, já dentro do segundo período. A Seleção do Brasil foi o adversário das meias finais. Uma final antecipada que viria a ser decidida, no prolongamento, com um golo de Hernâni. Nos três períodos de jogo o desafio terminou com um empate a cinco bolas, para Portugal marcaram Madjer (2), Hernâni (2) e Alan.

Na discussão do título, da 7ª edição do Campeonato do Mundo, Portugal mediu forças contra a França. A Seleção portuguesa não deu hipóteses à equipa gaulesa e sagrou-se campeã do mundo, após a vitória por 9-3. Os golos do triunfo foram da autoria de Alan (4), Madjer (2), Hernâni, Nunes, e Barraca.

Uma conquista histórica, em pleno areal brasileiro, que foi coroada com o prémio de Melhor Jogador para Hernâni e de Melhor Marcador para Alan (com 10 golos). O primeiro título num Campeonato do Mundo contou com os seguintes jogadores: Zé Miguel (GR), Pedro Crespo (GR), Hernâni, Nunes, Marinho, Pedro Jorge, Madjer, Alan, João António e Barraca.

 

 

J1: Portugal 5-1 Uruguai
Golos: Alan (3), João António e Hernâni

J2: EUA 2-4 Portugal
Golos: Alan (2) e Madjer (2)

Quartos de final: Portugal 1-0 Espanha
Golo: Barraca

Meias Finais: Portugal 6-5 Brasil (após prolongamento)
Golos: Hernâni (3), Madjer (2) e Alan

Final: Portugal 9-3 França
Golos: Alan (4), Madjer (2), Hernâni, Barraca e Nunes