O “NINJA” QUE ENCANTOU PORTUGAL

O “NINJA” QUE ENCANTOU PORTUGAL

3 Fevereiro, 2021

Dentro do areal, e também fora dele, ficou conhecido como um verdadeiro Capitão, um líder no verdadeiro sentido da palavra. O “ninja”, alcunha colocada muito devido aos seus desarmes exímios, deixava tudo em campo, não virava a cara à luta e defendia a sua equipa como uma família. Dono de uma solidez defensiva impressionante também fez diversos golos, fruto de um “pé canhão” que não dava muitas hipóteses aos guardiões adversários.

O seu percurso na Seleção portuguesa começou em 1997. Fez parte da Seleção que conquistou o primeiro título para Portugal, mais precisamente a primeira edição da Taça da Europa no ano de 1998, em Siracusa (Itália). Nesse mesmo ano, Hernâni também vestiu a nossa camisola no Campeonato do Mundo, na Liga Europeia, no Mundialito e na Copa Latina.

Ao serviço da nossa Seleção venceu a Taça da Europa (6), a Liga Europeia (3), o Mundilaito (2), o Campeonato do Mundo (1) e a Copa latina (1). A esses prémios coletivos podemos juntar dois prémios individuais: Melhor Jogador do Campeonato do Mundo (2001) e a mesma premiação mas na Taça da Europa (2003).

Marcou pela última vez, com a nossa camisola, no Mundialito de 2008, diante da Argentina. Prova que Portugal venceu no areal de Portimão. Pouco tempo depois viria a conquistar o seu último título com a camisola das Quinas. Em Vila Real Santo António ergue o troféu da Liga Europeia depois do triunfo diante da Holanda, realizando assim o seu último desafio por Portugal.

A nível de clubes teve a oportunidade de jogar profissionalmente em Itália, ao serviço do Cavalieri del Mar. Foram 4 épocas a disputar o campeonato que na altura afirmava-se como o melhor do mundo.

Hernâni Neves foi sem dúvida um jogador emblemático para Portugal. Uma lenda nacional e mundial para a modalidade.