O DESENVOLVIMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL

O DESENVOLVIMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL

25 Janeiro, 2021

Primeiro foi a Liga Nacional e depois o Circuito Nacional. Já com a organização da FPF designava-se por Campeonato Nacional. Agora disputa-se a Divisão Elite e a Divisão Nacional. Fica a conhecer um pouco mais da história da principal prova do Futebol de Praia português a nível de clubes.

Foi no ano de 2005 que ficamos a conhecer o primeiro Campeão Nacional de Futebol de Praia. O FC Porto venceu a primeira edição da Liga Nacional e foi assim consagrado campeão. A competição foi disputada, todos os anos, até 2011. A organização ficou a cargo da SC Sports, entidade especializada em grandes eventos desportivos de Verão, com o apoio de diversas Associações de Futebol (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Algarve), e entidades locais. O vencedor era encontrado após a disputa de várias etapas entre os meses de Maio e Julho.

Além do FC Porto, o SL Benfica venceu em duas ocasiões (2006 e 2007), também por duas vezes o Vitória FC ergueu o troféu (2008 e 2010). Pelo meio dos triunfos dos sadinos o vencedor foi a formação da UD Leiria / ACD O Sótão (2009). Em 2011, e com os mesmos moldes, a prova foi designada por Campeonato Elite. Nesse ano o Sporting CP foi o vencedor.

Também durante os anos de 2010 e 2011 foi disputado o Circuito Nacional. Uma prova que também era organizada por entidades privadas. Na primeira edição a competição foi realizada em 7 jornadas. O Sporting CP foi a equipa que acumulou mais pontos e venceu a competição. No ano seguinte o Circuito Nacional foi disputado com uma fase de grupos e uma fase final. Na primeira fase as equipas estavam distribuídas geograficamente (Norte e Sul). Na praia das Caxinas, em Vila do Conde, o Vitória SC foi o grande vencedor.

A partir de 2012 a Federação Portuguesa Futebol começou a organizar o Campeonato Nacional de Futebol de Praia. Até 2014 a competição era organizada com duas fases de grupos e uma fase final. Assim como no Circuito Nacional de 2011 as equipas eram distribuídas geograficamente (nas fases de grupos). O CF Belenenses foi o primeiro vencedor com a organização da FPF, seguindo-se dois títulos para o SC Braga.

Desde 2015, até ao momento, o Campeonato Nacional é disputado pela Divisão Elite e pela Divisão Nacional. Ambas as divisões são compostas por uma fase regular e uma fase final. A Divisão Elite é o principal escalão onde é conhecido o Campeão Nacional e as duas equipas que descem à divisão secundária. Nessa divisão a fase regular é disputada por grupos onde as equipas estão agrupadas pela sua zona geográfica. Os finalistas da fase final sobem à Elite, o vencedor desse encontro é consagrado campeão da Divisão Nacional.

O desenvolvimento do nosso Campeonato Nacional é notório. Certamente que a FPF tudo continuará a fazer para continuar com este crescimento.

Recorda todos os vencedores das referidas provas aqui