LIGA EUROPEIA: UMA HISTÓRIA COM 22 ANOS

LIGA EUROPEIA: UMA HISTÓRIA COM 22 ANOS

30 Agosto, 2020

A Liga Europeia de Futebol de Praia é a principal competição de Seleções da Europa. As primeiras edições foram organizadas pela Beach Soccer Company. Até ao ano de 2004 a prova foi designada por European Pro Beach Soccer. É disputada todos os anos e já conta com 22 edições.

HISTÓRIA

A primeira edição realizou-se em 1998 com a presença de sete formações (Portugal, França, Alemanha, Espanha, Itália, Suíça e Jugoslávia). Após a realização de 7 Etapas a Alemanha conquistou a prova.

Ao longo dos tempos a competição foi sofrendo alterações. Nos primeiros anos o vencedor era encontrado após a realização de várias Etapas. A Seleção que amealha-se mais pontos era a grande vencedora. Em 2001 a Beach Soccer Worldwide chegou à organização e a prova passou a ser disputada em duas fases. Uma fase regular e uma fase final (Super Final). Um ano depois, desse novo formato, surgiu o aparecimento de duas Divisões e mais tarde, em 2004, uma terceira divisão que já foi extinta.

FORMATO ATUAL (até à edição 2019)

O formato atual da Liga Europeia já vem a ser disputado desde 2009. Na Divisão A competem as 11 melhores Seleções, da época anterior, mais o vencedor da Divisão B. Já no segundo escalão o número de equipas pode variar consoante o interesse de cada formação em participar.

A fase regular é disputada com Etapas em diferentes locais da Europa. A Super Final, fase final da Divisão A, é disputada entre as 7 Seleções que mais pontuaram, na fase regular, e a Seleção anfitriã. As oito formações são divididas em dois grupos de quatro equipas cada. Os primeiros classificados avançam para a final onde é encontrado o grande vencedor. As restantes equipas disputam a melhor classificação final.

A fase final da Divisão B é designada de Promoção Final. É disputada nos mesmos dias, e local, da Super Final. Participam nesta prova as sete Seleções que acumularam mais pontos, na fase regular, e a última formação da Divisão A. Também com o mesmo formato da Super Final (dois grupos de quatro equipas) as Seleções tem o objetivo de vencer a final da prova e subir ao principal escalão. Caso vença a formação que esteve presente na Divisão A, na fase regular, a mesma mantém-se na Divisão A e não sobe nenhuma Seleção da Divisão B.

FORMATO PARA 2020

Este ano a prova terá um formato completamente diferente do habitual. Apenas será disputada a Super Final e entre cinco formações. Todas as Seleções irão realizar jogos entre si e quem somar mais pontos vence a prova. Além de Portugal, também vão estar no areal nazareno as Selecções da Suiça, Ucrânia, Alemanha e França. Todos os presentes já venceram esta competição!

TÍTULOS

Em termos de títulos, Portugal é a Seleção com mais conquistas. No total a formação das Quinas já venceu em seis ocasiões, a Espanha e a Rússia somam cinco vitórias cada uma, e a Itália venceu duas. As formações da França, Suíça, Ucrânia e Alemanha venceram por uma vez.

Na Divisão B já foram realizadas 11 edições da Promoção Final. As Seleções da Roménia, Turquia, França e Azerbaijão venceram a competição em duas ocasiões cada. Com uma vitória temos as formações da Ucrânia, Hungria e Alemanha.