EM PORTIMÃO PORTUGAL TAMBÉM FOI CAMPEÃO

EM PORTIMÃO PORTUGAL TAMBÉM FOI CAMPEÃO

9 Agosto, 2020

O Mundialito de Futebol de Praia chegou a Portimão em 2005 e permaneceu até 2012. Na cidade algarvia a Seleção portuguesa conquistou três títulos. Três conquistas que tiveram um total de oito vitórias e uma derrota. As cores nacionais também reinaram ao nível dos prémios individuais.

Depois da Figueira da Foz a mítica prova desceu no país e ficou alojada, durante oito anos, no Algarve. A Seleção Nacional venceu as edições de 2008, 2009 e 2012. As restantes foram conquistadas pela Seleção brasileira.

Com a passagem da prova para Portimão a mesma começou a ser disputada em formatos diferentes, exepto no ano de 2005. Nos dois anos seguintes a competição foi realizada em conjunto com a Etapa da Liga Europeia. O vencedor dos jogos da Etapa da Liga Europeia defrontava, na final, o primeiro classificado do segundo grupo. O campeão do Mundialito era decidido nessa grande final. Já as restantes edições foram disputadas com quatro Seleções. Todas elas jogaram entre si e quem fizesse mais pontos vencia a competição. Um modelo competitivo que ainda hoje é utilizado.

Foi com esse modelo que Portugal venceu por três vezes em Portimão. No ano de 2008 a equipa das Quinas teve pela frente as Seleções da Argentina, França e Brasil. Três encontros que terminaram com três vitórias e o segundo titulo na prova. No ano seguinte a formação portuguesa voltou a levantar o troféu mas com uma derrota. A equipa das Quinas começou com um triunfo diante dos EAU mas foi derrotada ao segundo jogo diante da Espanha. No desafio decisivo levou a melhor frente ao Brasil pelo segundo ano consecutivo na prova. O terceiro título em terras algarvias foi uma realidade na última edição em Portimão. No ano de 2012 a equipa das Quinas levou de vencida as Seleções da China, Alemanha e Espanha.

Além dos títulos coletivos o areal algarvio também foi sinônimo de prémios individuais. Nos anos de 2005, 2008, 2010 e 2012, Madjer venceu os prémios de Melhor Jogador e Melhor Marcador. A lenda portuguesa também levou para casa o troféu de Melhor Jogador, da prova, em 2007 e 2009. Na edição de 2011, Portugal arrecadou todas as premiações. Belchior foi eleito o Melhor Jogador e o Melhor Marcador, e Paulo Graça o Melhor Guarda Redes. O guardião venceu o mesmo prémio em 2012.

Mundialito 2012

Portugal 5-2 China (Madjer (3), Jordan e Luis Vaz)

Portugal 6-1 Alemanha (Marinho (2), Paulo Graça, Luis Vaz, Bruno Novo e Madjer)

Portugal 6-4 Espanha (Madjer (3), Bruno Novo (2) e Lúcio Carmo)

Mundialito 2009

Portugal 3-1 EAU (Belchior, Bruno Novo e Pedro Sousa)

Portugal 4-6 Espanha (Madjer, Pedro Sousa, Bruno Torres e Belchior)

Portugal 6-4 Brasil (Alan (3), Madjer (2) e Bruno Torres)

Mundialito 2008

Portugal 6-0 Argentina (Madjer (3), Hernâni, Belchior e Pedro Sousa)

Portugal 2-1 França (Madjer e Belchior)

Portugal 5-4 Brasil (Madjer (4) e Bilro)