HÁ 23 ANOS O MUNDIALITO CHEGAVA A PORTUGAL

HÁ 23 ANOS O MUNDIALITO CHEGAVA A PORTUGAL

29 Julho, 2020

O mítico Mundialito de Futebol de Praia chegou a Portugal no dia 29 de Julho de 1997. Depois da primeira edição ser realizada no Brasil (em 1994) a prova deslocou-se para o nosso país e nunca mais saiu. Para simbolizar esta data, o Futebol de Praia Portugal conta a história da primeira edição em areais portugueses.

Foi na Figueira da Foz mais precisamente na Praia da Claridade que o primeiro Mundialito, realizado em Portugal, foi disputado. De 29 Julho a 3 de Agosto, 8 Seleções correram atrás da competição que tem feito história na modalidade. Alguém imaginava que naquele dia a prova ia ser o que é?

A equipa das Quinas, que participou pela primeira vez, ficou inserida no Grupo A, juntamente com a Itália, Canadá e França. Já o Grupo B, foi composto pelas formações do Brasil, Japão, Espanha e EUA.

Com o apoio de um fantástico público, Portugal realizou o seu primeiro jogo diante da França. Uma vitória, por 8-2, permitiu à formação portuguesa conquistar os primeiros três pontos e entrar em grande na prova. Para a história fica o primeiro golo, de Portugal, na competição, apontado por Sotil.

Ao segundo desafio a formação portuguesa voltou a ganhar. Diante do Canadá o resultado terminou, em 4-2, favorável à nossa Seleção. Uma vitória que colocou a equipa nacional perto das meias finais. A Seleção portuguesa estava com tudo na Figueira da Foz e ao terceiro jogo voltou a fazer o que já tinha feito por duas vezes: Vencer. A vitória, diante da Itália, por 3-2, colocou a equipa das Quinas na primeira posição do seu grupo. Já o Brasil fez o pleno de vitórias e venceu o Grupo B. A Espanha terminou o mesmo grupo na segunda posição.

Nas meias finais a formação nacional defrontou os espanhóis. Já o segundo encontro, das meias finais, colocou, frente a frente, as Seleções do Brasil e do Canadá. Os golos de Sotil e Pedro Xavier não impediram de Portugal sofrer a primeira derrota na prova. A Seleção espanhola venceu por 3-2, e chegou à final do II Mundialito diante do Brasil, que derrotou o Canadá por uns claros 14-3.

No dia 3 de Agosto chegou ao fim o primeiro Mundialito realizado em Portugal. A Seleção portuguesa defrontou o Canadá, no acesso ao terceiro lugar. Apesar da derrota, por 3-2, a equipa das Quinas fez uma competição prestigiante e terminou na quarta posição. O público foi sem dúvida o sexto jogador, numa demonstração do que viria a ser a história da competição. Os canarinhos venceram, de novo, o Mundialito após a vitória, por 4-2, diante da Espanha.

Para a história fica também os primeiros nomes, orientados por João Barnabé, a representarem Portugal na competição: Padrão, Jaime, Laureta, Nunes, Passos, Paulo Xavier, Sotil, Isaías, Carlos Xavier e Pedro Xavier.