TRÊS ANOS DE SUCESSO NA NAZARÉ

TRÊS ANOS DE SUCESSO NA NAZARÉ

13 Junho, 2020

Nos últimos três anos, o final do mês de Maio e inicio do mês de Junho tem sido sinonimo de Euro Winners CUP na Nazaré. Uma competição, que reúne as melhores equipas da europa – masculinas de femininas, que tem sido um verdadeiro sucesso. Este ano o atual momento mundial impediu, ainda, de ser realizada a quarta edição consecutiva no areal português.

Depois de quatro edições realizadas em Itália a Euro Winners CUP chegou a Portugal, mais precisamente à Nazaré. A primeira edição, em areias portuguesas, contou, pela primeira vez, com a realização de eliminatórias de acesso à fase final da prova. Nestes encontros tiveram presentes seis equipas portuguesas. Casa Benfica Loures, Vitória FC, Vila Franca do Rosário, GR Amigos Paz, CD Nacional e CF Belenenses. O melhor Futebol de Praia da Europa chegou à Nazaré no dia 26 de Maio de 2017. Os primeiros jogos do dia tiveram equipas nacionais no areal. O CD Nacional defrontou os espanhóis da UD Levante. Já o CF Belenenses teve pela frente a equipa francesa do Montpellier Herault.

Após estes desafios apenas o CD Nacional, do lote das equipas portuguesas, garantiu um lugar na fase final. A formação madeirense juntou-se assim à ACD O Sótão, SC Braga e Sporting CP. Na competição feminina esteve presente a equipa da AF Leiria, representando as cores nacionais.

Nesta edição todas as equipas, que na altura pertenciam à Divisão Elite, estiveram presentes na Nazaré. No dia 4 de Junho de 2017 o SC Braga venceu pela primeira vez a competição após derrotar a formação ucraniana do Artur Music. Uma final emocionante que terminou com o triunfo bracarense por 8-5.

No ano seguinte o palco voltou a ser o Estádio do Viveiro. O número de equipas portuguesas passou para 17. Em relação à edição anterior as formações do CF Belenenses, Vitória FC e Vila Franca do Rosário não repetiram a sua presença. Assim como a equipa da AF Leira na competição feminina.

Além das restantes equipas que participaram, em 2017 – CD Nacional e CB Loures, as formações da AD Buarcos, BIR Beach Soccer, Casa Benfica Caldas Rainha, CF Chelas, GDP Costa Caparica, GR Olival Basto, Leixões SC, São Domingos FC, SC Salgueiros e Varzim SC competiram na competição de apuramento. A CB Loures, após vencer o seu grupo só com vitórias, avançou para a fase seguinte. A fase decisiva da prova voltou a contar com as formações da ACD O Sótão, SC Braga, Sporting CP e GR Amigos Paz. No total passaram pelo areal da Nazaré 17 equipas portuguesas, incluindo a formação feminina do Sporting CP. As leoas de alvalade participaram na competição feminina. A equipa do SC Braga revalidou o seu título após uma épica final diante do BSC Kristall, decidida nas grandes penalidades.

Na época passada os melhores da europa voltaram a passar pela Nazaré. O número de equipas portuguesas passou para 19. O SC Braga voltou a ser o grande vencedor. A equipa do Minho fez assim no TRI após uma goleada sobre a formação do KP Lodz. Os bracarenses não sabe o que é perder, na Euro Winners CUP, desde que a prova chegou à Nazaré.

Na edição de 2019 voltaram a marcar presença, nas eliminatórias, as equipas da AD Buarcos, BIR Beach Soccer, CB Caldas Rainha, CF Chelas, GDP Costa Caparica, GR Amigos Paz, GR Olival Basto, São Domingos FC, SC Salgueiros e Varzim SC. Em estreia na competição estiveram as formações do GD Alfarim, GD Sesimbra e Sporting CP B. Cinco equipas nacionais avançaram para a fase seguinte, mais precisamente o GD Sesimbra, AD Buarcos, CF Chelas, GD Alfarim e GDP Costa Caparica.

Além dos atuais Campeões Europeus, a ACD O Sótão, Sporting CP, CB Loures e CD Nacional estiveram a competir na fase final. A competição feminina contou a presença da equipa da ACD O Sótão.

 

A prova tem sido um verdadeiro sucesso. A organização da Câmara Municipal da Nazaré juntamente com a Beach Soccer Worldwide tem sido de excelência, ao ponto de já existir um acordo para, pelo menos, mais 3 edições. O público tem tido um papel importante, assim como toda a Vila nazarena, em prol desta competição. Não sabemos como será a edição de 2020 mas independente da data, e da sua realização, acreditamos que os níveis organizativos serão os mesmos. Das três edições realizadas na Nazaré o Futebol de Praia Portugal marcou presença nas duas últimas, com o objetivo de destacar as nossas equipas, e o nosso Futebol de Praia, numa das provas mais importantes do calendário anual.