VENHA DAÍ ESSE CLÁSSICO

VENHA DAÍ ESSE CLÁSSICO

28 Fevereiro, 2020

O clássico do Futebol de Praia mundial disputa-se amanhã e domingo. As Seleções de Portugal e do Brasil vão realizar dois encontros, amigáveis, na preparação do ano de 2020. A bola vai rolar na Praia do Gonzaga, em Santos, enquadrado no evento Arena Verão.

Os dois últimos campeões do mundo medem forças neste início de época. Assim sendo espera-se dois encontros com grande espetáculo, golos e disputa pelo resultado.

Até ao momento já foram realizadas 48 partidas, com a Seleção canarinha a vencer em 40 ocasiões e a equipa das Quinas em 8. Nos encontros entre Portugal e Brasil já foram apontados 431 golos, sendo que a nossa formação marcou 158 e os brasileiros 273.

O primeiro desafio aconteceu, no Rio de Janeiro, no Campeonato do Mundo de 1997 com a vitória para os canarinhos por 10-2. Apenas em 2012, 2015 e 2018 é que portugueses e brasileiros não se encontraram no areal. Em toda a história apenas foi realizado um encontro amigável mais precisamente em 1998.

A Seleção portuguesa venceu pela primeira vez, este grande clássico, na Copa Latina de 2000. Em Salvador (Brasil), o encontro terminou com um empate, a cinco, mas nas grandes penalidades Portugal levou a melhor. A última vitória portuguesa aconteceu no Mundialito de 2011, em Portimão. No fim dos três períodos, de jogo, Portugal venceu por 4-2. Na mesma competição, mas em 2003, a equipa das Quinas conquistou o resultado mais dilatado perante os brasileiros. No areal da Figueira da Foz, Portugal venceu por 7-3. Já o último desafio aconteceu no último Mundial FIFA com a vitória a cair para o lado do Brasil, por 9-7.

Das 48 partidas já realizadas, 5 foram decididas no prolongamento e 2 após grandes penalidades. Além do espetáculo, que ambas as equipas têm protagonizado, o equilíbrio também é uma nota em destaque, em especial, nos últimos anos. Por 13 vezes os duelos entre portugueses e brasileiros terminaram pela diferença de um golo. O jogo com mais golos aconteceu no ano de 2007. Um desafio com 17 “tentos” que terminou com o marcador em 10-7 para os canarinhos.

Um verdadeiro clássico que já foi disputado em 14 finais de competições mundiais, a última das quais em 2017 na decisão pela Taça Intercontinental.

O encontro de amanhã tem início às 16 horas, de Portugal Continental, e o de domingo está marcado para as 13 horas, com transmissão no Canal 11. No Brasil serão menos 3 horas.