VICE LIDERANÇA NO PRIMEIRO MUNDIALITO DE CLUBES

VICE LIDERANÇA NO PRIMEIRO MUNDIALITO DE CLUBES

20 Janeiro, 2020

O primeiro Mundialito de Clubes foi disputado no ano de 2011 em São Paulo. O Sporting CP foi a única equipa portuguesa em prova. Em ano de estreia os leões chegaram à final, mas não tiveram um caminho fácil, e Paulo Graça foi eleito o Melhor Guarda Redes.

O primeiro Mundialito de Clubes foi disputado entre 10 equipas distribuídas em dois grupos. Os quatro primeiros classificados, de cada grupo, avançaram para os quartos de final, seguindo-se as meias finais e a final. O Sporting CP foi a única equipa portuguesa em prova. Além da equipa nacional tiveram presentes as formações do Corinthians, Flamengo, Santos e Vasco da Gama (todas elas do Brasil), o Boca Juniores (da Argentina), o Milan (de Itália) o FC Barcelona (de Espanha), o Lokomotivo de Moscovo (da Rússia) e o Seattle Sounders (dos EUA).

A equipa leonina iniciou a prova com três derrotas. No primeiro desafio perderam frente ao Corinthians por 4-3, o segundo diante do Seattle Sounders FC por 4-0, e diante do Lokomotivo Moscovo o resultado terminou favorável para os russos por 5-4. No último jogo do Grupo A os leões venceram o Santos por 5-0. Com esta vitória terminaram a fase de grupos na quarta posição com 3 pontos. O Lokomotivo venceu o grupo, seguindo-se o Corinthians e Seattle Sounders. O Santos ficou de fora da competição após o quinto lugar.

No Grupo B o FC Barcelona terminou na primeira posição. Os espanhóis contaram com o português Bruno Torres na sua equipa. O jogador poveiro foi assim o primeiro jogador “tuga” a jogar por uma equipa internacional no Mundialito de Clubes. No restante grupo seguiu-se o Flamengo, Milan, Vasco da Gama e Boca Juniores. A formação Argentina foi a única, deste grupo, que não chegou à fase seguinte.

Após a primeira vitória na prova o Sporting CP mediu forças com a formação de Barcelona. A equipa verde e branca foi mais forte e despachou a equipa espanhola após um triunfo por 8-1. As formações do Flamengo, Vasco da Gama e Lokomotivo também seguiram em frente depois das vitórias sobre as equipas do Seattle, Corinthians e Milan. Nas meias finais o Sporting CP defrontou, de novo, o Lokomotivo. O resultado terminou com os mesmos números, do primeiro encontro, mas desta vez favorável à formação nacional. No outro jogo de acesso à grande final o Vasco da Gama levou a melhor sobre o Flamengo.

Depois de uma entrada em falso a equipa portuguesa chegou à grande decisão frente ao Vasco da Gama. A formação leonina até abriu o marcador, no primeiro minuto de jogo, mas a equipa brasileira acabou por vencer por 4-2. Uma vitória que consagrou o Vasco da Gama como o primeiro vencedor do Mundialito de Clubes.

O Flamengo terminou na terceira posição após a vitória sobre o Lokomotivo Moscovo. Nos prémios individuais, Paulo Graça, guarda redes leonino, foi eleito o Melhor Guarda Redes. André, do Flamengo, foi o Melhor Marcador e Pampero, do Vasco da Gama, eleito o Melhor Jogador.

Plantel do Sporting CP: Paulo Graça (GR), Paulo Brito (GR), Xavier, Leghissa, Alan, Fernando DDI, Coronsiniti, Madjer, Belchior e Saganowski

Resumo da final aqui: