1997 a 2000

1997
1998
1999
2000

1997

Os primeiros passos da Seleção Nacional

• A Seleção Nacional de Futebol de Praia começou as suas competições oficiais na 3ª edição do Campeonato do Mundo. O primeiro encontro foi diante dos EUA (derrota por 7-5) e a primeira vitória foi frente ao Japão (7-1). Pelo meio desses dois desafios, Portugal defrontou o Brasil naquele que foi o primeiro jogo entre ambas as Seleções de toda a história. Os canarinhos venceram por 10-2.

• Ainda neste ano o nosso país recebeu pela primeira vez uma prova de Seleções de Futebol de Praia. Na Figueira Foz, no areal da Praia da Claridade, realizou-se o segundo Mundialito da história. A formação portuguesa defrontou no primeiro desafio a França, encontro que terminou com o triunfo da equipa das Quinas (8-2). Ainda a contar para a fase de grupos vencemos o Canadá (4-2) e a Itália (3-2). Portugal terminou a prova na 4ª posição depois de perder com a Espanha, nas meias finais, e com o Canadá, na luta pelo terceiro lugar. Ambos os desafios terminaram em 3-2.

1998

O primeiro título da história

• A 6 de Setembro de 1998 a Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu o seu primeiro troféu. Na disputa da Taça da Europa, em Siracusa (Itália), a formação portuguesa, orientada por Alexandre Julião, venceu os seus desafios e trouxe o “caneco” para casa: França (11-3), Suíça (9-2), Alemanha (4-3) e Espanha (3-2).

• Neste ano também se disputou a 1ª edição da Liga Europeia. A Seleção Nacional realizou a sua primeira Etapa em Zurique (Suíça). O primeiro desafio foi diante da Alemanha (derrota por 6-5 no prolongamento) e a primeira vitória frente à Itália (7-6).

• Também referente à Liga Europeia, realizou-se, na Figueira da Foz, a primeira Etapa em Portugal (ao mesmo tempo que o Mundialito). A Seleção Nacional começou em grande após a vitória sobre a Suíça, por 5-0. A equipa das Quinas venceu a Etapa depois da vitória diante da Espanha (6-4).

• Em 1998 a Seleção portuguesa disputou a 1ª edição da Taça Latina, terminando na segunda posição depois de perder a final diante do Brasil.

1999

As primeiras finais no Campeonato do Mundo e no Mundialito

• Em 1999, Portugal chegou pela primeira vez à final do Campeonato do Mundo. A equipa das Quinas chegou ao encontro decisivo após vencer todos os desafios: Malásia (6-2), EUA (5-2), Espanha (6-1) e Perú (5-2). Na grande final o Brasil levou a melhor, por 5-2.

• Os canarinhos foram mais uma vez o adversário, e vencedores, de mais uma final mas desta vez do Mundialito. Na Figueira da Foz a Seleção portuguesa voltou a vencer todos os jogos até ao encontro do título: França (8-5), Áustria (8-2), Alemanha (8-3) e Uruguai (3-2). O Brasil venceu a final, após prolongamento, por 5-4.

2000

Vitória histórica em terras brasileiras

• A Seleção portuguesa voltou a disputar a Copa latina. Desta vez, Portugal saiu do Brasil com o troféu e fez também história ao vencer pela primeira vez a formação brasileira (5-5 e 3-2 nas grandes penalidades). Além do triunfo diante dos canarinhos a equipa orientada por Marco Otávio venceu a Espanha e o Uruguai, ambos os desafios por 6-1.

• No início do novo milénio as provas de Seleções chegaram ao norte de Portugal. Em Vila Nova de Gaia realizou-se a Etapa da Liga Europeia. A Seleção Nacional venceu os seus dois desafios: Espanha (4-1) e França (9-7).

2001 a 2010