DOMINAR EM CASA PARA TRIUNFAR NA EUROPA

DOMINAR EM CASA PARA TRIUNFAR NA EUROPA

15 Fevereiro, 2021

Os areais portugueses tem marcado a história da Liga Europeia. No total o nosso país já recebeu 13 Etapas e por 5 vezes a Super Final. Em casa a nossa Seleção tem levado quase sempre a melhor. O público tem sido uma peça fundamental para que o êxito dentro de portas seja uma realidade.

Em casa mandamos nós! Uma frase bem conhecida e que encaixa na perfeição com Seleção Nacional e a Liga Europeia.

As 13 Etapas disputadas em Portugal foram distribuídas por seis areais diferentes. A Figueira da Foz recebeu a prova em três ocasiões (1998, 1999 e 2005). Também por três vezes foram realizadas em Portimão (2004, 2006 e 2007) e na Nazaré (2017, 2018 e 2019). Em Carcavelos disputou-se em duas épocas (2001 e 2002). Por uma ocasião as Etapas da Liga Europeia chegaram a Vila Nova de Gaia (2000) e ao Estoril (2003).

Nessas 13 Etapas a Seleção Nacional soma 10 conquistas! Apenas em duas ocasiões é que não conseguiu vencer a prova no seu areal (2018 e 2019). Em 1999 a Etapa da Liga Europeia decorreu ao mesmo tempo que o Mundialito mas os jogos de Portugal não contaram para a prova europeia.
Ao longo da competição a formação nacional também venceu, e muito, fora de portas, mais precisamente 16 triunfos. Assim sendo a Seleção Nacional já venceu 26 Etapas em 57 disputadas. Neste momento é a Seleção com mais conquistas, seguindo-se no Top 3 a Espanha com 25 (em 60), e a Rússia com 12 (em 25).

Desde 2001 que a principal prova de Seleções da Europa é decidida numa Super Final. As Seleções que mais pontos acumularem, nas Etapas realizadas, chegam à grande final onde vão disputar o título de Campeão da Europa. A equipa das Quinas é a única formação que marcou presença em todas as fases finais da competição. São assim 20 presenças!

Em Portugal as grandes decisões já foram disputadas por cinco vezes. A Seleção Nacional conquistou o título em quatro ocasiões. Nos anos de 2008 e 2009, Vila Real Santo António recebeu a Super Final da Liga Europeia. A equipa das Quinas venceu a primeira grande final, no nosso areal, mas no ano seguinte foi a vez da Rússia. Foi em Lisboa que se conheceu o Campeão Europeu de 2010. Mais uma vez a jogar perante o seu público, Portugal não deu hipótese e voltou a conquistar a prova.

Nove anos depois foi na Figueira da Foz que tudo se decidiu. Após quatro excelentes exibições a Seleção Nacional ergueu o troféu perante o nosso público. Já todos sabemos que 2020 foi um ano atípico. A Liga Europeia foi a única prova de Seleções a ser realizada e, desta vez, apenas com a Super Final. Na Nazaré, e num formato diferente do habitual, a formação portuguesa voltou a ser melhor e a vencer o sétimo título na prova.

Alguns números de Portugal a ter em conta:
– Seleção com mais conquistas em Etapas (26);
– Segunda Seleção com mais Etapas disputadas (57);
– País com mais Super Finais realizadas (5);
– Seleção que mais vezes venceu a Super Final no seu areal (4);
– Única Seleção que marcou presença em todas as Super Finais (20);
– Segundo país com mais Etapas e Super Finais realizadas (18);
– Seleção com mais títulos em toda a história da competição (7).