O QUE ESPERAR DAS COMPETIÇÕES EM 2021?

O QUE ESPERAR DAS COMPETIÇÕES EM 2021?

10 Janeiro, 2021

Após um ano atípico, onde apenas a bola rolou em Moscovo e na Nazaré, espera-se que o calendário mundial de Futebol de Praia volte a ter mais competição, e até a normalidade que já nos habituou. Nas próximas linhas abordamos a situação das possíveis competições, no ano de 2021, onde o nosso Futebol de Praia poderá marcar presença.

A realização da Supertaça portuguesa seria uma das grandes novidades da época passada assim como a disputa de mais jornadas, na fase regular, da Divisão Elite, mais precisamente uma competição a duas voltas. A pandemia fez com que o principal escalão fosse disputado nos moldes habituais. Não se realizou a segunda edição da Taça de Portugal nem a época desportiva iniciou com a Supertaça. Será que neste ano este novo modelo competitivo será uma realidade, assim como a disputa dos mais recentes troféus?

No ano de 2020 a fase regular da Divisão Nacional foi disputada em quatro zonas do país (Bragança, Coimbra, Leiria e Lisboa). Participaram menos clubes e consequentemente houve menos jogos. As deslocações de algumas equipas foram maiores do que o habitual. Nesta nova temporada esperemos que a situação seja diferente. Que regressem as equipas que têm feito história nesta modalidade, até mesmo o aparecimento de outras, e que a competição marque presença em mais zonas do nosso país.

Ainda em Portugal poderemos ter mais uma edição da Sesimbra CUP e a Figueira da Foz poderá receber mais uma Madjer CUP. Provas que têm vindo a fazer parte, ano após ano, do calendário nacional. Certamente que se houver condições a bola irá rolar nestas areias e não só.

A nível das competições internacionais este é um ano de Mundial FIFA. A prova está agendada para Agosto em Moscovo. Tudo indica que a mesma será realizada e para isso terão que ser disputadas as habituais qualificações continentais. Também em Moscovo tudo leva a querer que se realize mais um Mundialito de Clubes. Ainda a nível de clubes, e depois de todo o sucesso alcançado, ano após ano, a Euro Winners CUP voltará certamente à Nazaré.

Voltando às competições de Seleções, aguardamos para conhecer os moldes competitivos, e locais, da Liga Europeia. Na temporada passada apenas se realizou a Super Final, na Nazaré, com cinco Seleções. O mítico Mundialito e a prestigiante Taça Intercontinental também poderão voltar neste 2021 depois de um ano de paragem.

Nos tempos em que vivemos nada é certo. Não temos a certeza de nada, do que pode ou não acontecer. Um pouco por todo o mundo vivemos na incerteza no dia de amanhã e esta modalidade não é exceção. Contudo queremos acreditar que o que acabamos de perspetivar seja uma realidade ou pelo menos gostávamos de estar perto de que tal acontecesse.

Foto: Nazaré Beach Events