EURO WINNERS CUP: UMA REALIDADE DE 2020

EURO WINNERS CUP: UMA REALIDADE DE 2020

15 Dezembro, 2020

Foi com uma grande incerteza que se preparou a Euro Winners CUP 2020. Devido à pandemia COVID-19 a competição teve que ser reformulada. Menos equipas, menos jogos, menos atletas mas o espetáculo estava garantido. A Nazaré recebeu pela quarta vez consecutiva a prova europeia e mais uma vez com uma excelente organização.

A edição de 2020 contou com 6 equipas portuguesas: ACD O Sótão, ACD O Sótão B, GD “Os Nazarenos”, GR Amigos Paz, SC Braga e Sporting CP. No primeiro dia de competição a Casa Benfica Loures foi impedida de participar devido a um dos seus atletas ter acusado positivo nos testes à Covid-19.

A formação do SC Braga tinha como objetivo a conquista da quarta Euro Winners CUP consecutiva. Inseridos no Grupo B, venceram os três desafios sem qualquer margem para dúvidas. Foram o melhor ataque, da fase de grupos, com 33 golos e uma das melhores defesas com apenas três sofridos. O caminho até à final foi mais uma vez de um grande domínio mas no encontro decisivo as grandes penalidades “tramaram” a formação portuguesa. O BSC Kristall acabou por vencer depois do empate a três bolas no fim prolongamento.

A ACD O Sótão voltou a marcar presença na competição europeia. A formação da Nazaré fez história ao terminar na 7ª posição. Foi a sua melhor classificação em todas as edições da Euro Winners CUP. Terminaram o seu grupo no primeiro lugar só com vitórias. Na fase a eliminar vencerem dois encontros e perderam outros dois (ambas as derrotas pela margem mínima). Na 9ª posição ficou o Sporting CP. A equipa leonina apenas perdeu um encontro. Venceu o seu grupo e depois da derrota nos oitavos de final dominou todas as partidas até à posição final. Os leões apresentaram-se na Nazaré com uma equipa de jogadores experientes e jovens. Apenas o guardião Dona não era atleta português.

Em estreia na competição o GD “Os Nazarenos” terminaram na 11ª posição. Pela primeira vez a pisar areais a equipa nazarena venceu dois dos três encontros da fase de grupos. Na fase a eliminar venceu dois dos quatros desafios disputados. Para a história fica o primeiro encontro na Euro Winners CUP diante da formação do CD FP Marbella, onde os espanhóis venceram por 8-1. O golo da equipa portuguesa foi apontado por Mathew Santos. O triunfo aconteceu ao segundo desafio frente aos romenos do ACS West Deva. A vitória, por 3-1, teve golos de Lauro Borda de Água, Lúcio Carmo e Álvaro Murraças para a equipa portuguesa.

Quem também fez a estreia na Euro Winners CUP foi a equipa “B” da ACD O Sótão. A jovem equipa nazarena não venceu qualquer jogo, da fase de grupos, mas para a história fica a sua primeira participação na prova europeia. Uma presença que certamente enriqueceu os jovens jogadores portugueses, coletivamente e individualmente. Daniel Piló foi o autor do primeiro golo da formação secundária da ACD O Sotão na Euro Winners CUP.

Pelo quarto ano consecutivo a equipa o GR Amigos Paz marcou presença na prova. Não conseguiram passar a fase de grupos mas deram luta até à última jornada aos seus adversários. Na primeira fase venceram um desafio e perderam dois. Na formação de Pousos, Vasco Gonçalves marcou nos três jogos fazendo um total de 4 golos.

Na competição feminina Mariana Filipa sagrou-se campeã pela formação da BSC Mriya 2006. A atleta, natural de Vieira de Leiria, fez assim história ao tornar-se a primeira portuguesa a vencer a Euro Winners CUP em equipas femininas.

O Estádio do Viveiro – Jordan Santos recebeu a Euro Winners CUP 2020 de 8 a 13 de Setembro. Entre equipas masculinas a competição registou 68 jogos com um total de 2469 minutos e 658 golos. Na competição feminina disputou-se 10 desafios em 363 minutos e um total de 62 golos.

Fotos: Nazaré Beach Events