CAMPEONATO NACIONAL JÁ TEM LUZ VERDE

CAMPEONATO NACIONAL JÁ TEM LUZ VERDE

2 Setembro, 2020

O Campeonato Nacional de Futebol de Praia vai mesmo ser realizado e inicia já no próximo fim de semana. A Federação Portuguesa Futebol já comunicou o formato da Divisão Elite e da Divisão Nacional, assim como as datas para a disputa da prova.

Divisão Elite

A principal divisão do Campeonato Nacional não sofre alterações em relação aos anos anteriores. Será assim disputada por 8 equipas, com a realização de sete jornadas. Os primeiros quatro classificados disputam o título de campeão já os restantes lutam pelas duas vagas de manutenção. Na Elite estarão presentes as equipas do SC Braga, Sporting CP, GR Amigos Paz, GD Alfarim, CB Loures, Leixões SC, ACD O Sótão e GD Chaves.

Divisão Nacional

Esta divisão será disputada com quatro series (Bragança, Coimbra, Leiria e Lisboa). Destas quatro series iremos conhecer os oito finalistas que vão disputar a fase final. A fase decisiva será realizada em formato de eliminatórias (quartos de final, meias finais, e final). Os dois finalistas sobem à Divisão Elite.

Divião Nacional / Serie Bragança

Será disputada por 6 clubes divididos em dois grupos. Cada equipa realiza dois jogos na fase de grupos (12 de Setembro). No dia seguinte (13 de Setembro) realiza-se os encontros das meias finais (1A X 2B; 1B X 2A). Os vencedores apuram-se para a fase final, da Divisão Nacional, e disputam o primeiro lugar desta fase. Já os derrotados lutam pelo último lugar no pódio. O Grupo A será composto pelas equipas da FC Mãe D ´Água, CA Macedo, GD Cachão. No Grupo B estarão as equipas do Vila Flor SC, GD Macedense e CCD Minas Argozelo.

Divião Nacional / Serie Coimbra

Esta também é uma serie com 6 equipas e dois grupos. Cada equipa também realiza dois encontros (nos dias 5 e 6 de Setembro). Os primeiros classificados disputam a final (no dia 19 de Setembro), desta serie, e apuram-se para a fase final da Divisão Nacional. No próximo sábado realizam-se os jogos do Grupo A (Âncora Praia FC, AD Buarcos 2017 e Boavista FC. No domingo é dia dos encontros do Grupo B (Academia ES, Varzim SC e AF Ponte Lima)

Divião Nacional / Serie Leira

A serie Leiria apenas terá a presença de três equipas (CCD Porto Mendo, ACD “O Sótão” B e GD “Os Nazarenos). Serão disputadas 6 jornadas (duas voltas) e o primeiro classificado avança para a fase final do segundo escalão. Os encontros serão realizados nos dias 5, 12 e 19 deste mês.

Divião Nacional / Serie Lisboa

Esta é a serie com o maior número de equipas mais precisamente 10. Dois grupos de 5 formações vão lutar pelas três vagas de acesso à fase final. Cada equipa faz quatro jogos, em cada grupo, e os dois primeiros classificados avançam para as meias finais (1ºA X 2ºB e 1B X 2ºA). Os vencedores lutam pelo título desta fase e garantem um lugar na fase final. Os derrotados, das meias finais, vão jogar pelo terceiro lugar que também dará o acesso à fase final da Divisão Nacional. O Grupo A será composto pelas equipas da Casa Pia AC, CF Chelas, Estoril Praia, SCU Torreensse e Sporting CP “B”. No Grupo B, temos as equipas do CF Belenenses, CD Nacional, GD Sesimbra, GDP Costa Caparica e São Domingos FC. Esta serie será disputada nos dias 5, 6, 12, 13 e 19 de Setembro

Fase final

As grandes decisões da Divisão Elite serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 de Outubro. Já a fase decisiva da Divisão Nacional esta agendada para os dias 25, 26 e 27 de Setembro.

 

Nota: Todo o formato, datas e locais poderão ser alterados devido à pandemia COVID-19