UM CRÓNICO CANDIDATO E AS TRÊS GRANDES AUSÊNCIAS

UM CRÓNICO CANDIDATO E AS TRÊS GRANDES AUSÊNCIAS

1 Setembro, 2020

Inicia amanhã a Super Final da Liga Europeia 2020. Cinco Seleções vão lutar pelo título europeu com um formato completamente diferente ao que estamos habituados. A equipa das Quinas é sempre um forte candidato a vencer o troféu, mas a falta de competição impede de saber como se encontram os restantes adversários. Itália, Rússia e Espanha não vão pisar o areal do Estádio do Viveiro – Jordan Santos.

Depois de uma longa paragem os Campeões da Europa e do Mundo estão de volta aos areais e desta vez para lutar por um troféu. A última vez que assistimos a um jogo da equipa das Quinas, foi diante do Brasil, a 1 de Março, na Praia da Gonzaga.

No Estádio do Viveiro – Jordan Santos, Portugal inicia a competição diante da França (Quarta feira), segue-se a Alemanha (Quinta feira), a Ucrânia (Sábado) e a Suíça (Domingo). Todos os jogos, da nossa Seleção, serão disputados às 17h30 e transmitidos pelo Canal 11.

Para estes desafios, Mário Narciso não conta com Jordan Santos. O Melhor do Mundo encontra-se a recuperar de lesão. O Selecionador Nacional chamou os seguintes 12 atletas: Elinton Andrade e Tiago Petrony (Guarda Redes), Bruno Torres, Rui Coimbra e Tiago Batalha (Fixos), André Lourenço, Bê Martins, Belchior, Rodrigo Pinhal e Rúben Brilhante (Alas) João Gonçalves “Von” e Léo Martins (Pivôs).

Além do formato atípico, da prova, as Seleções da Itália, Rússia e Espanha não estarão presentes. Três crónicos candidatos, a par de Portugal, que certamente fazem falta à competição. São adversários que causam dificuldade à nossa Seleção e para os amantes da modalidade são jogos com muito espetáculo. Em 2019 estas três Seleções tiveram no caminho dos sucessos da equipa das Quinas. A Espanha disputou com Portugal a última vaga de acesso ao Mundial FIFA. Em Moscovo os portugueses levaram a melhor frente aos espanhóis após grandes penalidades. Foi diante da Rússia que Portugal sagrou-se Campeão Europeu. Na Figueira da Foz uma vitória, por 4-2, valeu mais um título para o nosso palmarés. O topo do mundo foi alcançado no Paraguai diante da Itália. Uma vitória, por 6-4, deu o título Mundial à nossa Seleção.

Portugal x Espanha

A Seleção espanhola ocupa a 4ª posição no ranking europeu da Beach Soccer Worlwide e em 2019 terminou em 3º lugar a Liga Europeia. Nesta mesma prova, Portugal e Espanha já se defrontaram em 33 ocasiões, com os espanhóis a vencerem 20 desafios e os portugueses 13. A equipa das Quinas já apontou, diante dos espanhóis na Liga Europeia, 125 golos e sofreu 143. O primeiro desafio aconteceu, em Montenegro, no ano de 1998, e terminou com a vitória da Espanha (4-3). A primeira vitória portuguesa foi no ano de 2000, em Vila Nova de Gaia, por 4-1. Em 2019 a Seleção portuguesa venceu todos os duelos diante da Seleção espanhola.

Portugal x Rússia

Os Russos são sempre um adversário difícil seja em que altura for. Ao longo da história da Liga Europeia a nossa Seleção já defrontou por 17 vezes este adversário. O equilíbrio tem sido a nota dominante, com Portugal a vencer por 9 vezes e a perder em 8. No número de golos a diferença é de dois: 66 para Portugal e 64 para a Rússia. O primeiro encontro, entre estas duas formações na prova europeia, aconteceu em Itália, no ano de 2007. Os russos levaram a melhor (4-3) mas no desafio seguinte, em Portimão, foi a vez de Portugal vencer (3-2). No último ano, Portugal apenas defrontou a formação da Europa de Leste no encontro decisivo da Super Final. A Rússia ocupa o terceiro posto no ranking europeu da Beach Soccer Worldwide.

Portugal X Itália

A Seleção vice-campeã do mundo é das formações que mais vezes defrontou Portugal nesta prova. No total são 38 encontros com uma clara superioridade portuguesa: 32 vitórias contra 6 derrotas. A equipa das Quinas defrontou pela primeira vez os italianos, no ano de 1998, na Suíça, acabando por vencer. A primeira derrota aconteceu no ano de 2003, em Inglaterra, após grandes penalidades. De 1998 a 2003 a equipa portuguesa teve 11 jogos consecutivos a vencer, os italianos, para a Liga Europeia. No ano de 2010, Portugal venceu a competição após derrotar a Itália (3-2), na final, em Lisboa. Em termos de golos apontados a nossa Seleção soma 235 e a Itália 142. No ano de 2019 a formação italiana terminou a prova na quarta posição. No ranking europeu da Beach Soccer Worldwide ocupam a segunda posição.