SADINOS SÃO HISTÓRICOS NAS AREIAS NACIONAIS

SADINOS SÃO HISTÓRICOS NAS AREIAS NACIONAIS

25 Julho, 2020

A história na modalidade fala por si. Vencedores de duas ligas nacionais e com um elevado número de presenças no Campeonato Nacional, a formação setubalense é um dos clubes históricos do Futebol de Praia em Portugal. Em 2019 não marcou presença na principal prova nacional mas será que em breve a história volta a ser o que já foi? 

Das cinco edições, do atual formato do Campeonato Nacional, o Vitória FC apenas não participou em 2019. A formação de Setúbal teve presente nas quatro edições anteriores disputando a Divisão Elite. Até 2018 contavam com sete temporadas consecutivas a competir na mais importante prova em Portugal.

Voltando aos inícios da nossa modalidade, mais precisamente às competições nacionais, entre 2005 e 2010 o Campeão era encontrado através de uma Liga Nacional. A formação de Setúbal participou em todas as edições e venceu em 2008 e 2010. Feitos alcançados com Mário Narciso, atual Selecionador Nacional, como timoneiro da equipa. No ano de 2012, já com a organização da Federação Portuguesa Futebol, terminaram o Campeonato Nacional na quarta posição.

Voltando aos anos mais recentes, mais precisamente a 2017, o Vitória FC participou nas eliminatórias da Euro Winners CUP, disputada na Nazaré. Nesse mesmo ano conquistaram o primeiro lugar na Sesimbra CUP, prova que tem vindo a fazer parte do calendário nacional da modalidade. Ao longo dos anos a formação setubalense marcou presença em diversos torneios nacionais, mesmo antes da primeira edição da Liga Nacional (2005). A nível de atletas, a formação setubalense já contou com alguns internacionais portugueses como são os casos de Nuno Tavares, Lúcio Carmo, Ricardo Loja, Paulo Neves, ou Bruno Henriques.

Com praticamente duas décadas de história o Vitória FC é um dos históricos na nossa modalidade. Será que nos próximos tempos voltaremos a ter a formação de Setúbal nos areais?