QUANDO O SC BRAGA FOI CAMPEÃO ANTES DA MUDANÇA

QUANDO O SC BRAGA FOI CAMPEÃO ANTES DA MUDANÇA

7 Junho, 2020

Em 2014 realizou-se o último Campeonato Nacional, antes das mudanças para os atuais moldes (Divisão Elite e Divisão Nacional). O SC Braga foi mais uma vez o vencedor da competição onde marcaram presença 28 equipas.

O Campeonato Nacional de 2014 foi disputado com duas fases de grupos e uma fase final. Na primeira fase as 28 equipas foram distribuídas pelos grupos da Zona Norte, Zona Centro, Zona Lisboa e Zona Sul. Nesta fase apuraram-se os quatro primeiros classificados de cada grupo. Já na segunda fase apenas o primeiro e segundo classificado, dos quatro grupos, chegaram à fase final.

Primeira fase

O grupo da Zona Norte foi disputado por seis equipas. O SC Braga terminou na primeira posição, seguindo-se as equipas do Leixões SC, Vitória SC e Academia ES. De fora ficaram as formações da ADC São Jacinto e Âncora Praia FC. Todas as jornadas foram realizadas na Praia da Apúlia em Esposende. A Zona Centro, disputada na Praia da Nazaré, contou com a ACD O Sótão como vencedora de grupo. Na segunda posição terminou a formação do GR Amigos Paz, na terceira a equipa do CCD Porto Mendo e no quarto lugar a UD Rossiense. Num grupo onde marcaram presença mais quatro formações, as equipas do AD São Romão, Touring, AR Porto Alto e Naval 1º Maio não seguiram para a fase seguinte.

No grupo da Zona de Lisboa também estiveram presentes oito equipas na luta pelos quatro primeiros lugares. Os desafios foram disputados no Ecoparque em São João da Talha, Loures. O CD Nacional venceu este grupo, à frente das equipas do Sporting CP, CF Belenenses e GS Loures que também seguiram para a segunda fase. As equipas do GDS Cascais, Venda do Pinheiro, Futebol Benfica e Estoril Praia terminaram a prova. O grupo da Zona Sul teve como vencedor o Vitória FC. As equipas do GD Sesimbra, Charneca Caparica e Praia Milfontes também acompanharam a formação setubalense. Em sentido contrário ficaram as equipas do Armacenenses e GD Alfarim. A Praia do Ouro, em Sesimbra, foi o palco das jornadas deste grupo.

Segunda fase

As 16 equipas apuradas foram distribuídas por quatro grupos. Os jogos foram realizados nos mesmos locais. No grupo da Zona Norte ficaram apuradas as equipas do SC Braga e do GR Amigos Paz. Já no grupo da Zona Centro seguiram em frente as formações da ACD O Sótão e Leixões SC. O CF Belenenses e o CD Nacional avançaram para a fase final após a disputa da Zona de Lisboa, e na Zona Sul o Sporting CP terminou em primeiro e o Vitória FC em segundo.

Fase Final

De 28 a 31 de Agosto, do ano de 2014, a Praia da Baia, em Espinho, recebeu a fase final da prova. Um ano antes do Mundial FIFA 2015, realizado no mesmo areal, o campeão nacional foi encontrado após a realização de uma fase de, dois, grupos onde os primeiros classificados disputaram a final e os segundos o último lugar no pódio.

O Sporting CP e SC Braga venceram os respetivos grupos e correram atrás do título nacional, já as formações do Leixões SC e CD Nacional disputaram o jogo de acesso ao terceiro lugar.

A formação bracarense saiu vencedora e conquistou assim mais um título nacional. Uma vitória, por 4-2, com golos de Marco Silva, Bruno Novo (2) e Jordan. Para a formação leonina marcaram Belchior e Madjer. Com este triunfo a equipa minhota venceu pela segunda vez o Campeonato Nacional de Futebol de Praia.

Na terceira posição terminou a equipa do CD Nacional. A formação madeirense venceu o Leixões SC num jogo repleto de golos. O resultado terminou em 8-6. Para o CD Nacional marcaram João Jasmins (4) André Jasmins (2), Ricardo Correia e Lúcio Carmo. Os seis golos da equipa de Matosinhos foram da autoria de Artur Coelho (4), Hugo Costa e Tiago Leite.