AZUIS DO RESTELO EM ESTREIA EUROPEIA

AZUIS DO RESTELO EM ESTREIA EUROPEIA

16 Maio, 2020

O ano de 2013 ficou marcado pela realização da primeira Euro Winners CUP. Como campeão de 2012 o CF Belenenses foi a formação portuguesa que marcou presença no areal italiano. Madjer e Belchior sagraram-se campeões europeus pela equipa do Lokomotivo Moscovo.

A primeira Euro Winners CUP foi disputada em San Benedetto. No areal italiano tiveram presentes 20 equipas de 18 países. As duas dezenas de equipas foram distribuídas por 5 grupos. Apenas os primeiros classificados e os três melhores segundos seguiram para a próxima fase.

Diferença de golos não permitiu chegar à próxima fase

A formação portuguesa terminou a sua participação, na segunda posição do Grupo B, com um total de 6 pontos, mas com uma diferença de três golos positivos. Foi essa diferença que impediu a equipa portuguesa de chegar aos quartos de final.

Tudo começou com uma vitória diante do SC Montredon Bonneveine, por 6-5. Diante dos franceses os golos, do CF Belenenses, foram de Stephan Meier (3) Jordan Santos (2) e Rui Coimbra. No segundo desafio a equipa de Belém defrontou o Besiktas, equipa que contou com o português Bruno Torres. Os turcos venceram, por 5-3, com golos de Stephan Meirer (2) e Jordan para o Belenenses. O último desafio terminou com uma vitória, alargada, mas insuficiente para chegar à próxima fase. A equipa portuguesa venceu, por 9-5, a equipa romena do Lexmax. Os golos de Zé Maria (2), Jordan (2), Rui Coimbra, Miguel Tavares, Sérgio Santana, Meirer e Lungu (na própria baliza), não chegaram para marcar presença nos quartos de final.

A formação do Restelo, orientada pelo português João Barnabé, foi constituída por Paulo Graça, Nuno Hidalgo, Rui Coimbra, Marinho, Miguel Tavares, Jordan, Fernando Gonçalves, Stephan Meier, José Maria e Sergio Santana.

Portugueses em areal italiano

O Lokomotivo Moscovo foi o grande vencedor da primeira Euro Winners CUP. A formação russa contou com dois portugueses: Madjer e Belchior. Já Bruno Novo, Nuno Tavares e Lúcio Carmo fizeram parte da equipa da Sambenedettese BS. Como já tínhamos referido, Bruno Torres também esteve no areal italiano pelas cores do Besiktas.

Primeira Euro Winners CUP com 20 equipas de 18 países

A Itália, país que recebeu a prova, contou com três equipas em competição, mais precisamente a ASD Terracina BS, Sambenedettese BS e Viareggio BS. As restantes equipas chegaram de 17 países diferentes: Baku FC (Azerbaijão); FC Bate Borisov (Bielorrússia); Tarragona (Espanha); SC Montredon Bonneveine (França);  AO Kefallinia (Grécia); BS Egmond (Holanda); Goldwin Pluss (Hungria); Sandown Sociedad (Inglaterra); Falfala KQ (Israel); Kreiss (Letónia); Grembach Łódź (Polónia); CF Belenenses (Portugal); Lexmax (Roménia); Lokomotiv Moscovo (Rússia); Grasshopper CZ (Suíça); Besiktas (Turquia) e Griffin Kyiv (Ucrânia).