TÍTULO EM ANO DE ESTREIA

TÍTULO EM ANO DE ESTREIA

6 Maio, 2020

No ano de 2013 a Federação Portuguesa Futebol voltou a organizar o Campeonato Nacional de Futebol de Praia praticamente dos mesmo moldes que o anterior. Em ano de estreia o SC Braga sagrou-se Campeão Nacional.

A prova foi de novo disputada em três fases, mas com um aumento significativo de participantes. Depois das 20 formações em 2012 a edição seguinte contou com 34. A primeira fase foi realizada com 8 grupos. Passaram à fase seguinte os dois primeiros classificados de cada grupo. As 16 equipas apuradas ficaram distribuídas em quatro grupos e os primeiros, de cada grupo, avançaram para a fase final.

Primeira fase:

No Grupo A, as formações do Âncora Praia FC e Darquense levaram a melhor sobre o Vitorino de Piães, Amigos de Sá e Vianense. Já no Grupo B, o SC Braga e o Vitória SC avançaram para a fase seguinte deixando para trás as equipas da AD Esposende e AD Barroselas. No Grupo C, o Rio Ave FC e o Leixões SC garantiram os primeiros lugares, já o Varzim SC e o CF Oliveira Douro completaram as restantes posições. As formações da ACD O Sótão e da Arcuda apuraram-se, no Grupo D, para a próxima fase. Ficaram pelo caminho as equipas da Naval e do Tourizense.

No Grupo E, as equipas da Venda Pinheiro e do CCD Porto Mendo foram os primeiros classificados. Em sentido oposto ficou o VC Santarém e a AR Porto Alto. O CD Nacional e o Estoril Atlético avançaram no Grupo F. As equipas do Cascais e do GS Loures ficaram de fora da próxima fase. O Grupo G contou com cinco equipas e teve o CF Belenenses e o Amora nas primeiras posições. As equipas da Charneca Caparica, Arrentela, e Futebol Benfica ficaram-se pela primeira fase. No último grupo, desta primeira fase, o Vitória FC e o GD Sesimbra seguiram em frente, deixando para trás as equipas do GD Alfarim e Praia Mil Fontes.

Segunda fase:

O primeiro grupo, da segunda fase, foi composto pelas equipas do Âncora Praia FC, SC Braga, Rio Ave FC e Arcuda. Os bracarenses venceram o Grupo A, e avançaram para as meias finais. No Grupo B, estiverem inseridas as equipas do Darquense, Vitória SC, Leixões SC e ACD O Sótão. Após três vitórias, em outros tantos jogos, a formação da Nazaré avançou para a fase decisiva. Com duas vitórias a equipa do CD Nacional venceu o Grupo C, onde estavam inseridas as equipas do CCD Porto Mendo, CF Belenenses e Vitória FC. O último grupo, da segunda fase, foi composto pelas formações da Venda do Pinheiro, Estoril Atlético, Amora e GD Sesimbra. Na primeira posição ficou a formação do Estoril.

Terceira fase:

Os dois jogos, de acesso à grande final, foram decididos após os três períodos. O SC Braga venceu, após prolongamento, a formação da ACD O Sótão por 4-3. Já no desafio entre o Estoril Atlético e o CD Nacional o vencedor foi encontrado após grandes penalidades. No final dos três períodos, e prolongamento, o marcador registou um empate a uma bola. A formação estorilista venceu por 3-2.

Na decisão pelo título de Campeão Nacional, o SC Braga levou a melhor sobre o Estoril Atlético. Os minhotos venceram, por 5-2, e conquistaram o título em ano de estreia. Na terceira posição terminou a formação do Sótão. A equipa nazarena venceu o CD Nacional por 4-3.