A PRIMEIRA LIGA EUROPEIA EM SOLO PORTUGUÊS

A PRIMEIRA LIGA EUROPEIA EM SOLO PORTUGUÊS

1 Maio, 2020

Foi no ano de 2008 que Portugal venceu, pela primeira vez, a Liga Europeia em solo português. Em Vila Real de Santo António a nossa Seleção defrontou a República Checa, Itália e Holanda. Madjer reinou com o prémio de Melhor Jogador e o de Melhor Marcador.

Como atuais Campeões Europeus, título conquistado no ano anterior em França, a nossa Seleção entrou para a edição de 2008 com o objetivo de renovar o seu título. Nesta edição a prova foi disputada com duas Etapas e a Super Final. No Algarve, além da equipa das Quinas, que entrou diretamente para a Super Final, tiverem presentes mais sete Seleções.

Na primeira Etapa, realizada em Lignano (Itália), ficou apurada a Suíça, a Itália e a Polónia. Já em Tignes (França), foi a vez da Rússia, França e Holanda garantirem o acesso à grande final, após a disputa da segunda Etapa. A República Checa também viajou para Portugal por ter sido a quarta melhor classificada entre as duas Etapas.

Em solo algarvio as grandes decisões foram disputadas em formato de eliminatórias. A equipa das Quinas iniciou a prova diante da República Checa. O primeiro jogo não podia ter corrido melhor. Com uma demonstração de superioridade, a formação portuguesa venceu, por 5-2, com golos de Alan (3) e Madjer (2).

A equipa orientada por Zé Miguel viria a jogar diante da Itália o encontro seguinte. Um adversário à altura que iria por à prova o momento da nossa Seleção. Os italianos não tiveram qualquer hipótese perante um esmagador domínio da formação portuguesa, traduzido com uma vitória por 12-4. A dúzia de golos foi construída por Madjer (6), Belchior (5) e Bilro.

No caminho para a conquista da terceira Liga Europeia a Holanda seria o último adversário. Em mais uma demonstração de qualidade, a nossa Seleção chegou à vitória com cincos golos. Os holandeses só por uma ocasião puderam festejar. O primeiro golo surgiu dentro do primeiro tempo por Bruno Torres. Já no segundo período a vantagem foi ampliada com dois golos de Madjer. Ainda nesse período a Holanda reduziu por Ajiach mas, dentro do terceiro tempo, Zé Maria e Madjer fecharam o resultado.

Com três triunfos, em outros tantos jogos, Portugal conquistava assim a sua terceira Liga Europeia e a primeira perante o seu público. No areal algarvio, Portugal teve um domínio, e um apoio, avassalador que além da conquista coletiva, viu Madjer a ser eleito o Melhor Jogador e o Melhor Marcador (11 golos).