CF BELENENSES VENCEU O 1º CAMPEONATO DA FPF

CF BELENENSES VENCEU O 1º CAMPEONATO DA FPF

28 Abril, 2020

Foi no ano de 2012 que a Federação Portuguesa Futebol organizou o 1º Campeonato Nacional de Futebol de Praia. A formação do CF Belenenses foi a grande vencedora após a vitória, na final, sobre a ACD O Sótão. No total tiveram presentes 20 equipas.

O primeiro Campeonato Nacional, da Federação Portuguesa Futebol, foi disputado em duas fases de grupos e uma fase final. Na primeira parte, da competição, as 20 equipas foram divididas por cinco grupos. Os primeiros classificados mais o melhor segundo avançaram na prova. Na segunda fase as seis equipas apuradas foram separadas em dois grupos. Os primeiros classificados disputaram a grande final. Quem terminou na segunda posição jogou o acesso ao terceiro lugar.

Quatro equipas só souberam vencer. Vitória FC foi o melhor segundo.

Foi com quatro vitórias, em outros tantos jogos que o Rio Ave FC venceu o Grupo 1. Os vilacondenses terminaram na primeira posição com 12 pontos. No mesmo grupo seguiu-se o Vitória SC e o Varzim SC com 6 pontos. As formações do Leixões SC e da AD Esposende fecharam o Grupo 1 com 3 pontos, cada uma.

A ACD O Sótão também fez o pleno de vitórias diante das equipas da Naval 1º Maio, VC Santarém e Arcuda. Assim sendo a equipa da Nazaré avançou para a próxima fase com 9 pontos. A Naval terminou com 6, seguindo-se a Arcuda com 3 pontos, e a formação de Santarém sem qualquer ponto conquistado.

O CD Nacional foi o vencedor do Grupo 3 com 6 pontos. Na segunda posição terminou a formação do GS Loures, com 5. O terceiro grupo, da primeira fase, contou também com as equipas da SC Sanjoanense e do SL Olivais que terminaram com 3 pontos, cada equipa.

O Grupo 4 foi ganho pelo CF Belenenses. A formação de Belém fez o pleno perante os seus adversários. Com 9 pontos conquistados apuraram-se para a próxima fase, deixando para trás as equipas do Estoril Praia (5 pontos), Real SC (3 pontos) e Venda Pinheiro (0 pontos).

O último grupo foi disputado apenas por três equipas. Assim sendo o segundo classificado avançou para a próxima fase, como o melhor segundo. O vencedor foi a formação do Arrentela com 5 pontos, seguiu-se o Vitória FC com 3 e sem qualquer ponto terminou a equipa do Almada.

CF Belenenses e ACD O Sótão dominaram.

Na segunda fase as seis equipas foram divididas em dois grupos. No primeiro Grupo fizeram parte o Rio Ave FC, a ACD O Sótão e o Arrentela. Já o outro grupo foi formado pelas equipas do CD Nacional, CF Belenenses e Vitória FC.

A equipa do Sótão venceu os seus encontros e apurou-se para o jogo decisivo, com 9 pontos. A segunda posição, do mesmo grupo, foi para ao Arrentela que terminou com uma vitória em dois jogos. O CF Belenense juntou-se à formação da Nazaré após duas vitórias, no seu grupo. Uma dessas vitórias foi diante do Vitória FC após prolongamento. Assim sendo a equipa de Belém avançou para a final com 5 pontos. A equipa de Setúbal foi a segunda classificada com 3 pontos.

Prolongamento ditou vencedores

Foi após prolongamento que ficamos a conhecer o vencedor do Campeonato Nacional 2012. No tempo regulamentar registou-se um empate a duas bolas, com Bruno Novo a marcar para o Sótão, Fernando Gonçalves e Marinho para a equipa do Restelo. O golo que valeu o título, à formação azul, foi apontado por Pedro Queijeira após uma grande penalidade. O CF Belenenses fez assim história, ao ser o primeiro Campeão Nacional do primeiro campeonato organizado pela FPF.

Também após prolongamento a equipa do Arrentela venceu o Vitória FC, por 5-4, terminando na terceira posição.