TAÇA DA EUROPA – PARTE I: DOMÍNIO IBÉRICO MARCOU AS PRIMEIRAS EDIÇÕES

TAÇA DA EUROPA – PARTE I: DOMÍNIO IBÉRICO MARCOU AS PRIMEIRAS EDIÇÕES

23 Março, 2020

Começou a ser disputada em 1998 e realizou-se pela última vez em 2016. A Taça da Europa é uma das provas históricas do Futebol de Praia europeu. A equipa das Quinas é a Seleção com mais títulos (7), venceu a primeira e a última edição!

Fica a conhecer um pouco mais, da Taça da Europa, nesta primeira parte, abordada pelo Futebol de Praia Portugal!

As duas primeiras edições realizaram-se em 1998 e 1999. A partir de 2001 a prova foi disputada todos os anos até 2010. As últimas três edições foram realizadas de dois em dois anos (2012, 2014 e 2016).

Um início com dois vencedores diferentes.

A Seleção portuguesa tem uma história risonha nesta prova. Venceu a primeira edição realizada em Itália, após derrotar a Espanha, na final, por 3-2. O caminho até ao jogo decisivo foi 100% vitorioso. Venceram a França (11-3), a Suíça (9-2) e a Alemanha (4-3). Em 1999 a prova viajou até Espanha e teve a Seleção anfitriã como vencedora, diante da formação portuguesa. Nesta segunda edição, onde só marcaram presença quatro equipas, a equipa das Quinas chegou à final depois de vencer a França, por 5-3. Na grande final os espanhóis levaram a melhor, sobre os portugueses, com o resultado a terminar em 6-2.

Dez edições em dez anos e novos vencedores

A partir de 2001 a Taça da Europa teve um novo formato. Foi realizada todos os anos até ao ano de 2010. Entre 2001 e 2004 a formação portuguesa não deu qualquer hipótese e venceu por quatro vezes consecutivas. Apenas em uma ocasião não defrontou a Espanha no jogo decisivo.

Em 2001 a prova voltou a ser disputada em Espanha. Em formato de eliminatórias, a equipa portuguesa chegou à final depois das vitórias sobre a Suíça (9-4) e Itália (8-4). Na final a vitória sorriu aos portugueses, por 4-3. No ano seguinte a prova voltou a ser realizada no país vizinho mais precisamente em Barcelona. A quarta final, entre portugueses e espanhóis, terminou com o resultado, em 2-1, a favor de Portugal. Até ao jogo decisivo a Seleção Nacional venceu a Suíça (7-5) e a França (9-3).

A cidade de Liège (Bélgica) recebeu a quinta edição da prova. Oito equipas correram atrás do troféu que mais uma vez foi conquistado por Portugal. As vitórias sobre a Suíça (8-0), Alemanha (5-4) e França (6-3), na final, sagraram Portugal como vencedor pela quarta vez. Em 2004 o nosso país recebeu a sexta edição da Taça da Europa. Em Lisboa, a nossa Seleção acabou por conquistar mais um troféu, e de novo diante da Espanha. A formação lusa venceu por 8-3, depois de já ter também vencido a Noruega (14-3) e a França (12-7).

No ano de 2005, a nossa Seleção não chegou, pela primeira vez na prova, à final. Iniciamos com uma vitória diante da Espanha (4-3), no prolongamento, mas perdemos frente à anfitriã Rússia (5-3) no encontro seguinte. Terminamos a prova na terceira posição depois da vitória sobre a Ucrânia, por 5-4. A Suíça venceu pela primeira vez a Taça da Europa após a vitória sobre a Rússia. No ano 2006 voltamos a erguer o troféu. Em Nápoles, vencemos a França, por 9-8, no encontro decisivo. Nos dois desafios anteriores derrotamos a Alemanha (5-2) e Suíça. Frente aos suíços o encontro terminou com um empate a seis. Nas grandes penalidades Portugal saiu vencedor.

Foto BSW: Bruno Novo diante da Itália na edição de 2010

Nos três anos seguintes (2007, 2008 e 2009) Portugal marcou presença em duas das três referidas edições, e em ambas as ocasiões ficou de fora do jogo decisivo. A cidade de Terragona (Espanha) recebeu a edição de 2007.  A formação portuguesa terminou na terceira posição depois de vencer o duelo frente aos Suíços, no prolongamento (2-1). No primeiro jogo venceram a Grécia (5-3) mas no segundo, perderam diante da França (6-5). Na final a Ucrânia ergueu o troféu após a vitória sobre a França. No ano seguinte Portugal não esteve presente na prova. Em Baku, a Espanha reinou vencendo todos os seus encontros. Uma edição que teve a particularidade de ser disputada por seis equipas, em formato de fase de grupos e a fase final.

Em 2009 a Seleção Nacional voltou a marcar presença, mas terminou na terceira posição. Em Roma começamos per vencer a Polónia (11-1) mas no jogo de acesso à final perdemos diante da Espanha (7-6). Defrontamos a Hungria, no acesso ao terceiro lugar, e vencemos por 7-5. Os Espanhóis saíram de Itália como os grandes vencedores.

No ano de 2010, a cidade de Roma recebeu a décima edição, em anos consecutivos, que terminou com a vitória da Rússia (6-4), perante Portugal. Duas excelentes vitórias (Suíça por 2-1 e Itália por 10-7) carimbaram o passaporte para a final. No jogo decisivo os russos levaram a melhor.

Iremos abordar as três últimas edições, e os prémios individuais de senpre, na segunda parte deste artigo.