REVISTA DO ANO 2019: CLUBES NACIONAIS

REVISTA DO ANO 2019: CLUBES NACIONAIS

28 Dezembro, 2019

Neste 2019, o SC Braga dominou as competições onde esteve presente. A ACD “O Sótão” e o GD Chaves subiram ao principal escalão. Um ano repleto de competição que nos deixa com boas perspetivas para 2020.

O ano de 2019 iniciou com a disputa do Mundialito de Clubes em Moscovo. Na capital russa o SC Braga fez a sua estreia na prova e o Sporting CP voltou a marcar presença. Em plena Rússia a formação bracarense começou a sua epopeia, de 2019, só com vitórias e com o título de campeão do mundo conquistado.

Pelo terceiro ano consecutivo a Nazaré, localidade que já é conhecida como a capital do Futebol de Praia, recebeu a Euro Winners CUP (entre equipas masculinas e femininas) e a Euro Winners Challenge (prova que apurou as últimas 8 equipas para a principal competição). No total tiveram presentes 19 equipas portuguesas. O SC Braga continuou na senda das vitórias conquistando, pela terceira vez consecutiva, a prova. A formação minhota passeou classe no areal do Estádio do Viveiro vencendo todos os encontros.

Participaram na Euro Winners CUP as formações da ACD “O Sótão”, CB Loures, CD Nacional, SC Braga e Sporting CP. A ACD “O Sótão” foi a única equipa portuguesa na competição feminina. Um feito histórico, para a formação da Nazaré, que este ano deu os primeiros passos, com a sua equipa feminina, na modalidade. As equipas da AD Buarcos 2017, CB Caldas Rainha, BIR Beach Soccer, CF Chelas, GD Alfarim, GD Sesimbra, GDP Costa Caparica, GR Amigos Paz, GR Olival Basto, São Domingos FC, SC Salgueiros, Sporting CP “B” e Varzim SC marcaram presença na Euro Winners Challenge.

Mais um ano em que tivemos a disputa no Campeonato Nacional com a Divisão Elite e Divisão Nacional. O principal escalão, do Futebol de Praia nacional, voltou a ser conquistado pelo SC Braga. Os minhotos sagraram-se pela terceira vez seguida campeões nacionais. A ACD “O Sótão”, que venceu a Zona Centro na fase regular, conquistou a Divisão Nacional e subiu assim à Elite. Uma prova que também irá contar com o GD Chaves. A formação transmontana venceu a Zona Norte e chegou à final, do segundo escalão, depois de vencer a AD Buarcos. Ainda na fase regular o São Domingos FC venceu a Zona Sul. Na fase final perdeu nas meias finais diante da ACD “O Sótão”. Na restante fase final tiverem presentes as equipas do CD Cova Piedade, SC Salgueiros, Varzim SC e Zambujalense.

Este foi também o ano da primeira edição da Taça de Portugal. A 27 de Julho fez-se história com a realização da primeira eliminatória da prova. Foram disputadas três eliminatórias e uma fase final (quartos de final, meias finais e final). Em toda a prova tiveram presentes 35 equipas. O SC Braga sagrou-se vencedor após bater, na final, o Sporting CP.

Ao longo deste 2019 o Futebol de Praia Portugal acompanhou outras competições nacionais que já são uma marca no calendário português.

Como já é uma tradição, no fim de semana da Páscoa, Sesimbra recebeu mais uma edição da Sesimbra CUP. A Casa Benfica de Loures foi a grande vencedora. O Sporting CP venceu, com vitórias em todos os jogos, a Liga de Inverno. A equipa leonina também foi o melhor ataque e melhor defesa da prova realizada pela Sideline Events. Na Figueira da Foz disputou-se mais uma edição da Madjer CUP. A prova direcionada para os mais novos teve cerca de 300 jovens, de 18 equipas e 7 países diferentes, no areal da Figueira da Foz. No escalão de Sub-16 a ACD “O Sótão” voltou a vencer a competição, e nos Sub-18 o título foi, de novo, para a equipa Warriors SV vinda de El Salvador. No mesmo areal foi realizada a Figueira Beach Soccer CUP que terminou com a vitória do CD Nacional. A equipa madeirense venceu também a GRAP Beach Soccer CUP e a 5ª edição da Anisão Beach Soccer CUP. Em Marvila o CF Chelas abriu a época com uma competição em sua casa que terminou com a vitória do CF Belenenses. Na Taça Distrital de Leiria a vitória sorriu à formação do GR Amigos Paz. A formação do FC Macieirense venceu a Taça Distrital de Aveiro.

Desejamos um 2020 rico em competitividade e espetáculos de areal em areal.