OS PASSOS DE UM ANO HISTÓRICO

OS PASSOS DE UM ANO HISTÓRICO

26 Dezembro, 2019

Neste ano, de 2019, foram registados números nunca antes atingidos pela Seleção portuguesa. Maior número de jogos, de vitórias e de golos marcados marcaram o ano da nossa Seleção.

Ao longo deste 2019 a equipa das Quinas disputou 40 jogos oficiais distribuídos por 9 competições. O saldo é extremamente positivo e reflete-se nas conquistas do Mundial FIFA, Liga Europeia, Jogos Europeus, Mundialito e Torneio Internacional da China, fazendo um total de 5 conquistas. Durante este ano a formação portuguesa teve pela frente 25 adversários diferentes.

A história conquistadora foi feita com 33 vitórias e 7 derrotas. A Seleção portuguesa apontou 244 golos e sofreu 123. Foram registadas duas vitórias no prolongamento e três nas grandes penalidades. Quanto às derrotas apenas uma aconteceu no prolongamento. Este foi o ano com mais jogos que posteriormente fez com que fosse o ano com mais vitórias e golos marcados. Pela segunda vez chegamos às duas dezenas de golos apontados, a primeira tinha sido em 2009 com 206 “tentos”, e foi a primeira vez que chegamos às quatro dezenas de jogos.

A equipa das Quinas esteve 11 jogos sem conhecer o sabor da derrota. Esse número começou a ser contruído com a vitória, sobre a Roménia, nos Jogos Europeus e terminou diante da Bielorrússia na qualificação europeia para o Mundial FIFA. Em sentido oposto a maior sequência de derrotas apenas foram de dois jogos. Na qualificação para os Jogos Mundiais de Praia a nossa Seleção perdeu com a Suíça e no jogo seguinte com a Ucrânia.

Uma das grandes conquistas, deste 2019, foi a Liga Europeia. Uma prova em que Portugal só soube vencer. Tudo começou com as três vitórias, na Etapa da Nazaré, e terminou com mais quatro triunfos que nos levaram à conquista da Super Final. Também o Torneio Internacional da China e o Mundialito foram conquistados só com vitórias.

A maior vitória da Seleção portuguesa foi registada contra a Noruega. Um triunfo, por 12-1, no apuramento para o Mundial FIFA. Também na mesma competição os comandados de Mário Narciso registaram o maior número de golos num só jogo. Frente à Moldávia a equipa portuguesa marcou em 13 ocasiões.

De referir que, neste 2019, Portugal realizou quatro encontros amigáveis, dois diante da Polónia e outros dois contra a Bielorrússia. Na Figueira da Foz, Portugal venceu os dois desafios diante dos polacos, já em Sesimbra a nossa formação registou uma vitória (nas grandes penalidades) e uma derrota frente à Bielorrússia.