CONHECIDOS EUROPEUS NA DISPUTA DO MUNDIAL

CONHECIDOS EUROPEUS NA DISPUTA DO MUNDIAL

1 Dezembro, 2019

A Seleção Nacional disputa hoje a sua sexta final de um Campeonato do Mundo. Ainda sem a organização da FIFA, Portugal esteve presente em 1999, 2001 e 2002. Já sobre a chancela da maior instituição do desporto do mundo a formação portuguesa marcou presença em 2005 e 2015. Esta será a terceira final entre Seleções europeias em Mundiais FIFA e a quarta de toda a história.

Depois dos títulos em 2001, no Brasil, e 2015, em Espinho, a equipa das Quinas poderá vencer o terceiro Mundial neste primeiro dia de dezembro de 2019. Para que tal aconteça terá que ultrapassar a sempre difícil, e bem conhecida, Itália. A formação italiana nunca venceu um Mundial e apenas esteve presente na final em 2008 perdida para o Brasil.

O historial entre dois velhos conhecidos do continente europeu é longo. Este será o 49º jogo, entre Portugal e a Itália, em toda a história do Futebol de Praia. A formação portuguesa venceu 39 partidas e apenas perdeu 9. Já apontou 272 golos e sofreu 175. Neste ano de 2019 já foram disputados três encontros entre estas duas formações. A equipa nacional perdeu na qualificação para este Mundial FIFA (4-3) e nos Jogos do Mediterrâneo (7-5). Na corrida pela conquista da Liga Europeia, disputada na Figueira da Foz, a nossa formação venceu (8-6), sagrando-se, um dia depois campeã da europa diante da Rússia.

No caminho até à final deste Mundial FIFA a Seleção portuguesa terminou em segundo lugar no Grupo D. Uma posição após as vitórias sobre a Nigéria e o Omã. Pelo meio o Brasil derrotou Portugal e venceu o grupo. Nos quartos de final a equipa das Quinas venceu o Senegal e nas meias finais o Japão.

A Itália teve uma fase de grupos igual à da formação nacional. Venceu o primeiro jogo frente ao Taiti, perdeu o segundo diante do Uruguai e voltou a vencer, no último jogo da fase de grupos, frente ao México. Nos quartos de final eliminaram a Suíça e nas meias finais a Rússia. Ambos os encontros pela diferença de um golo.

Este será o segundo desafio entre estas duas formações em Mundiais FIFA. Apenas se defrontaram no Mundial de 2008 com a vitória a sorrir à formação portuguesa, por 5-4, no prolongamento. Um duelo que também coloca, frente a frente, o atual campeão europeu (Portugal) e o vencedor desse mesmo título (Itália) na época passada.