PÓDIO NO PRIMEIRO MUNDIAL DISPUTADO NA EUROPA

PÓDIO NO PRIMEIRO MUNDIAL DISPUTADO NA EUROPA

23 Junho, 2019

O quarto Mundial organizado pela FIFA decorreu, pela primeira vez, fora do Brasil. Em França o Brasil voltou a conquistar o troféu. A Seleção Nacional terminou a prova na terceira posição e Madjer venceu o prémio de melhor marcador. 

O Mundial FIFA no ano de 2008 decorreu, pela primeira vez, fora do Brasil. A Seleção Nacional voltou a marcar presença na prova mais importante do mundo de Seleções. A equipa das Quinas ficou inserida no Grupo B, juntamente com as formações de El Salvador, Itália e Ilhas Salomão. A formação portuguesa avançou para a próxima fase, na primeira posição do grupo, só com vitórias. O primeiro triunfo aconteceu diante da formação de El Salvador por 8-2. Seguiu-se a goleada frente às Ilhas Salomão por 13-4. No último desafio, da fase de grupos, Portugal venceu a Itália após prolongamento. O resultado terminou em 5-4 para os portugueses.

A Seleção Nacional terminou com 8 pontos, seguindo-se a Itália com 6, Ilhas Salomão com 3 e El Salvador sem qualquer ponto.

Nos restantes Grupos, França e Uruguai foram as formações, do Grupo A, que avançaram para os quartos de final. Neste Grupo também estavam inseridas as Seleções do Senegal e Irão. No Grupo C, ficaram apuradas a Argentina e a Rússia ficando para trás os Emirados Árabes Unidos e Camarões. No Grupo D, o Brasil e a Espanha seguiram para os quartos. Em sentido oposto ficaram o México e o Japão.

Nos quartos de final a formação lusa venceu o Uruguai por 6-3. Itália, Espanha e Brasil também venceram os seus desafios, ficando eliminadas a França, Argentina e Rússia. A Seleção portuguesa terminou o sonho, de conquistar o título, após a derrota diante da formação brasileira por 5-4. Ainda nas meias finais a Itália apurou-se para a final após a vitória sobre a Espanha. A equipa comandada por Zé Miguel conquistou o terceiro lugar após a vitória, por 5-4, sobre a Espanha. O Brasil voltou a vencer o título mundial, desta vez, derrotando na final a Itália por 5-3.

Com 13 golos apontados, Madjer venceu o prémio de Melhor Marcador. Já os espanhóis Amarelle e Roberto Valerio levaram para casa os troféus de Melhor Jogador e Melhor Guarda Redes. A Rússia venceu o prémio FIFA Fair Play.

 

LISTA DE CONVOCADOS: Rodrigues (GR); Paulo Graça (GR); Tiago Melo; Hernâni Neves; Bruno Torres; Pedro Sousa;  Alan Cavalcanti; João Saraiva “Madjer”; Durval; José Maria; Belchior e Bilro. Treinador: José Miguel Mateus

RESULTADOS / MARCADORES:
Grupo B / JORNADA 1: Portugal 8-2 El Salvador
Marcadores: Madjer (2), Belchior (2), Alan, Hernâni, Pedro Sousa e Bruno Torres.

Grupo B / JORNADA 2: Ilhas Salomão 4-13 Portugal
Marcadores: Madjer (5), Alan (4), Belchior (3) e Gideon (pb)

Grupo B / JORNADA 3: Portugal 5-4 Itália (após prolongamento)
Marcadores: Belchior (3), Alan e Madjer

QUARTOS DE FINAL: Portugal 6-3 Uruguai
Marcadores: Belchior (2); Pedro Sousa, Madjer, Bilro e Coco (pb)

MEIAS FINAIS: Portugal 4-5 Brasil
Marcadores: Madjer, Belchior, Bruno Torres e Alan

3º / 4º Lugar: Espanha 4-5 Portugal
Marcadores: Madjer (3), Bilro e Bruno Torres